TECNOLOGIA NO COMBATE ÀS QUEIMADAS

O DF vai ganhar mais três centros de monitoramento, como o da Torre de TV Digital - Foto: Agência Brasília

GDF vai usar inteligência artificial para enfrentar incêndios no Cerrado

Edição AgroDF
20 maio 2025

 O Governo do Distrito Federal vai intensificar o uso de tecnologia digital, como a Inteligência Artificial (IA) e a Visão Computacional (VC), para reforçar as medidas preventivas de combate a incêndios florestais no Cerrado. Para isso, foi lançado nesta segunda-feira (19) o projeto “SemFogo-DF II: Monitoramento Inteligente de Incêndios do Cerrado Brasiliense”.

O projeto prevê a instalação de equipamentos de monitoramento de queimadas em três pontos estratégicos do DF: a Estação Ecológica Águas Emendadas, o Jardim Botânico de Brasília e a Torre do Shopping JK. Com essa nova fase, o DF passa a contar com quatro pontos de monitoramento – o primeiro está instalado na Torre de TV Digital.

A tecnologia prevista no SemFogo-DF II permitirá que focos de incêndios sejam detectados, em tempo real, por meio de câmeras de alta precisão e softwares de análise de imagem. A rapidez e a precisão das informações permitirão que as equipes de bombeiros e brigadistas atuem de forma mais eficaz. Com isso, a Sema espera minimizar, significativamente, o tamanho das áreas atingidas e os danos causados pelas queimadas ao bioma e aos moradores que vivem no Cerrado.

Proteger vidas

A vice-governadora Celina Leão, ao comentar a nossa fase do projeto, ressaltou que o GDF tem trabalhado para usar todas as ferramentas disponíveis no combate a incêndios florestais. “A tecnologia é uma importante aliada para identificarmos e combatermos rapidamente focos de incêndio, principalmente, em áreas sensíveis de preservação ambiental, que merecem toda a nossa atenção”, afirmou Celina. “Nosso intuito é proteger o meio ambiente e as pessoas que vivem próximas a esses locais”.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e responsável pelo projeto. Segundo o secretário Gutemberg Gomes, a adoção de tecnologias inteligentes marca uma nova etapa no enfrentamento da crise climática. “Com o SemFogo-DF II, unimos inovação e compromisso ambiental”, destacou Gomes. “Monitorar incêndios em tempo real significa agir com rapidez, proteger vidas, biodiversidade e garantir o futuro do nosso Cerrado”.

Contratação de OSC

Para prestar os serviços, a Secretaria do Meio Ambiente (investirá mais de R$ 2 milhões na contratação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) com recursos do Fundo Único do Meio Ambiente (Funam-DF).

A instituição a ser contratada deverá ter pelo menos três anos de experiência comprovada na área de meio ambiente e recursos hídricos, conforme o Edital de Chamamento Público publicado no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (19), que está disponível no site da Sema.

O SemFogo-DF II integra o Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia) e está alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030, reforçando a integração entre ciência, gestão pública e preservação ambiental.

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *