CACHAÇA: LONGEVIDADE E PRAZER

Hugo Studart e a sua Aficionados 47: resgate e reinvenção de uma tradição familiar - Foto: Divulgação

Cachaçaria de Pirenópolis lança novo rótulo da velha pinga, apreciada por senhora de 103 anos

ABNOR GONDIM
Especial para o AgroDF
20 maio 2025

Uma dose diária de cachaça é um dos segredos para uma vida longa? Essa surpreendente perspectiva ganhou força em Brasília com o testemunho de uma centenária, Dona Maura. Ao comemorar 103 anos de idade, ela revelou, nesta segunda-feira (19), o hábito de tomar um cálice de cachaça por dia. Longe de ser um caso isolado, a ideia de que o consumo moderado de bebidas alcoólicas, como a cachaça, pode ter aspectos positivos, inclusive para idosos, tem sido cada vez mais abordada por médicos e especialistas.

É nesse contexto de tradição e bem-estar que a cachaçaria Casa Studart lançou, nesta terça-feira (20), a sua nova cachaça reserva especial: a Aficionados 47. O lançamento aconteceu uma noite exclusiva de harmonização no Mercado Del Puerto, um pedacinho do Uruguai na capital dos brasileiros na CLS 104, Asa Sul.

Experiência única e possíveis benefícios

O evento de lançamento da Aficionados 47 foi mais do que a simples apresentação de um destilado; foi uma imersão sensorial cuidadosamente elaborada. Convidados selecionados desfrutaram de uma harmonização de charutos artesanais, com curadoria do renomado Puro World Club, em um ambiente intimista que celebrou a união entre a cachaça de excelência e os puros handmade (feito à mão).

A Aficionados 47, com produção limitada, é resultado de um envelhecimento em barris de carvalho francês que antes guardaram vinho do Porto Tawny, conferindo-lhe um perfil sensorial raro: aroma envolvente, alta licorosidade, corpo aveludado, 47% de graduação alcoólica e um retrogosto persistente.

A proposta de eventos como esse não se limita à degustação. A ciência tem explorado os potenciais benefícios do consumo moderado de bebidas alcoólicas. Segundo o médico  Drauzio Varella, “beber moderadamente pode reduzir a probabilidade de infarto indiretamente, ao diminuir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2”. Já o portal Tua Saúde aponta que a cachaça, quando consumida com moderação, é “rica em antioxidantes que protegem o coração e combatem o colesterol alto, além de anticoagulantes, substâncias que melhoram a circulação sanguínea e previnem o AVC e a trombose”.

Além dos benefícios físicos, o consumo moderado pode ter um impacto positivo no bem-estar psicológico e social. Como afirma o Mapa da Cachaça, “o consumo consciente de álcool também está associado às atividades sociais, como festas, encontros de amigos e confraternizações. O ser humano é um ser social, e a cachaça, assim como outras bebidas alcoólicas, é um lubrificante social que pode contribuir para a saúde mental.” No entanto, recomenda, é crucial ressaltar a importância da moderação e da individualidade, pois os efeitos variam de pessoa para pessoa, e o excesso é sempre prejudicial à saúde.

Dona Maura na Globo: “Eu tomo um cálice de pinga até hoje” – Reprodução

Segredo da longevidade

Quem conhece essas lições no próprio corpo é Dona Maura. Em reportagem do DFTV1 da Rede Globo desta segunda-feira (19), durante a comemoração de seu aniversário, ela foi assertiva ao responder à pergunta do repórter sobre qual é o segredo da tanta vitalidade. “Eu tomo um cálice de pinga até hoje e, durante os domingos, uma cervejinha. Esse é o segredo”, sorriu, com a voz firme depois de dançar com parentes e amigos.

Tradição, inovação e expansão

A Casa Studart, liderada pelo jornalista e historiador premiado Hugo Studart, não apenas produz cachaça; ela resgata e reinventa uma tradição familiar que remonta a 1568, quando seu ancestral William Thomas Studart começou a produzir whisky na Escócia. Mais tarde, em 1892, o bisavô dele, Carlos Gordon Studart, iniciou a produção de cachaça no Ceará. Hoje, em Pirenópolis (GO), Hugo Studart transformou esse legado em uma cachaçaria artesanal que une ciência, sensibilidade e paciência na criação de cada rótulo.

Com planos de expansão para lojas em Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza, a Casa Studart se posiciona como uma referência nacional em destilados de alto padrão, reforçando a ideia de que a cachaça brasileira pode e deve ser apreciada como uma bebida sofisticada e com história. O lançamento da Aficionados 47 é um brinde a essa tradição, à inovação e, quem sabe, à longevidade com sabor e prazer. E, é claro, a vitalidade em qualquer idade. Vida longa aos apreciadores moderados!

SERVIÇO

Casa Studart: ​ Centro Histórico de Pirenópolis (GO) –
Contato: (61) 98522.0100 – Site: www.casastudart.com.br
Link da reportagem sobre os 103 anos de Dona Maura:
https://g1.globo.com/df/distrito-federal/df1/video/df1-edicao-de-19052025-13610648.ghtml

Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *