Recursos do RenovAgro já podem ser usados para atender agricultores prejudicados pelos incêndios
23 setembro 2024
Redação AgroDF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a utilizar recursos do Programa de Financiamento de Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (RenovAgro) para atendimento emergencial aos produtores rurais cujas propriedades foram atingidas pelos incêndios que acontecem em várias regiões do país.
A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao participar hoje (23), em São Paulo, de reunião com representantes do Banco do Brasil, Caixa, BNDES, BNB, Basa, Sicredi, Sicoob e Bradesco para tratar de políticas emergenciais de apoio aos produtores rurais prejudicados pelos incêndios. “É o recurso mais palatável, com menores taxas de juros e prazo amplo para pagar”, ressaltou o ministro.
O RenovAgro dispõe de recursos para financiar a recuperação de áreas degradadas, com o vem acontecendo na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado. Segundo o Mapa, algumas instituições bancárias pretendiam disponibilizar recursos do programa apenas em 2025, mas decidiram antecipar a liberação do crédito. Diversos bancos já estão disponibilizando o financiamento, enquanto outros começam a oferecer os recursos a partir de outubro.
O Ministério da Agricultura não informou quais instituições bancárias estão oferendo os recursos. Mas adiantou que entre os produtores que já assinaram o contrato está o agricultor Manoel Benedito Rosa Filho, que perdeu para o fogo 40% da área que possui em Cáceres (MT).