YES, NÓS TEMOS GOIABA!

Mais de 7 mil toneladas são produzidas no Distrito Federal - Foto: Emater/DF

Feira em Brazlândia mostra a força da produção da fruta no Distrito Federal

2 Abril 2024
Redação AgroDF

 O Distrito Federal produz mais de 7 mil toneladas de goiaba por ano, fruto do trabalho de 222 produtores. A força dessa produção poderá ser vista a partir da próxima sexta-feira (5), quando começa a 9ª Feira da Goiaba, na Associação Rural e Cultural do Núcleo Alexandre Gusmão (Arcag), em Brazlândia.

A primeira fase da feira vai até o dia 7, continuando nos dias 12, 13 e 14 de abril. Às sextas-feiras, o evento acontece de 18h às 22h. Aos sábados e domingos, de 10h às 22h. Após esse horário, shows que vão até 2h da madrugada. O Núcleo Rural Alexandre Gusmão fica na BR-080, km 13.

A feira conta com dois grandes espaços: o Empório da Goiaba e o Flobraz. O Empório contará com 36 estandes, reunindo produtores de Brazlândia. Ali os visitantes poderão comprar a fruta in natura, doces e geleias de goiaba. Nele, estará também o estande da Emater-DF, onde técnicos vão dar informações sobre a produção de goiaba. Já no espaço da Florabraz são 30 estandes com plantas ornamentais e um galpão de artesanato.

A feira é a vitrine do potencial do mercado da goiaba no DF. “O mercado consumidor também cresce em função da festa, que proporciona divulgação da agricultura local, do trabalho dos agricultores e também uma programação cultural para o público em geral, que tem a oportunidade de ter acesso direto aos produtores, com fruta fresquinha e derivados”, ressalta Claudinei Machado Vieira, gerente da Emater em Brazlândia.

A 9ª Feira da Goiaba é promovida pela Arcag em parceria com a Associação Cresce-DF. Conta com o apoio do Governo do Distrito Federal por meio da Emater-DF, Secretaria de Turismo, Administração de Brazlândia e Polícia Militar.

VARIEDADES DE GOIABA

São cinco as variedades de goiaba mais produzidas no DF: Paluma, Cortibel, Tailandesa (Suprema), Pedro Sato e Sassaoka. Todas são indicadas para o consumo in natura, mas cada variedade apresenta características próprias. Confira.

Paluma: Polpa de alto rendimento, sendo muito usada para fazer sucos, doces, geleias e licores. Mas amadurece muito rápido.
Cortibel: O fruto pode chegar a 300 gramas e demora mais para amadurecer (cinco dias).
Tailandesa: O fruto é grande. Chega a pesar entre 400 e 800 gramas. Demora a amadurecer, porém, não é muito saborosa.
Pedro Sato: Muito saborosa. É a mais recomendada para consumo in natura. O fruto é menor: de 150 a 200 gramas. É hoje a variedade mais cultivada no DF.
Sassaoka: Fruto de sabor agradável, resistente e de tamanho médio. A casca enrugada não agrada o consumidor.

Com informações da Agência Brasília e Emater-DF
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA