VINHO UNE BRASIL E PORTUGAL

Na 14ª Cimeira foi assinados 19 acordos entre Brasil e Portugal - Foto: Mapa

Parceira vai incentivar o comércio de produtos vitivinícolas entre os dois países

19 fevereiro 2025
Redação AgroDF

Brasil e Portugal assinaram nesta quarta-feira (19), por meio dos Ministérios da Agricultura dos dois países, 19 acordos bilaterais, entre eles, o Memorando de Entendimento para a promoção e cooperação no domínio do vinho e outros produtos vitivinícolas.

A parceria visa estreitar a cooperação institucional e técnica entre os ministérios para incentivar e facilitar o comércio de vinhos e produtos vitivinícolas, promovendo a discussão sobre a simplificação de procedimentos que regulam a produção e o mercado, o controle de qualidade, a certificação e a rotulagem desses produtos.

O acordo prevê que os ministérios estimulem o intercâmbio de informações, legislações e experiências entre os serviços e organismos públicos e/ou privados responsáveis pelos setores da produção, análise, certificação, rotulagem, embalagem e fiscalização dos produtos.

Está prevista também a promoção de missões para visitas e ações de formação em Portugal, incluindo a possibilidade de realização de estágios em laboratórios públicos ou privados.

Os 19 acordos foram assinados durante a 14ª edição da Cimeira Brasil-Portugal, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro português, Luís Montenegro.  O memorando sobre vinhos foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes.

Fávaro, na ocasião, ressaltou: “Portugal tem uma das mais reconhecidas produções de vinhos do mundo, assim como o Brasil cresce na produção em diferentes regiões do país, com vinhos de excelência mundialmente reconhecida. Juntos, podemos trabalhar para aprimorar e fortalecer o comércio e a produção”.

A 14ª Cimeira

Na abertura da 14ª Cimeira Brasil Portugal, o presidente Lula destacou os 200 anos da relação luso-brasileira e como os acordos bilaterais são importantes para o desenvolvimento de ambos os países.

Disse Lula: “O intercâmbio com Portugal está adquirindo um perfil diversificado, com a integração de cadeias produtivas relevantes, e favorece a exportação de produtos brasileiros de maior valor agregado. Não há dúvidas de que os acordos trarão benefícios para os dois blocos. Eles significarão acesso a bens e serviços mais baratos, aumento dos investimentos e cooperação renovada para proteger o meio ambiente, sem prejuízo da política de neo-industrialização brasileira”.

As cimeiras são consideradas fundamentais para aprofundar a colaboração entre as nações, o que é feito com a assinatura de acordos. Na última edição, em 2023, foram firmados 13 acordos e memorandos sobre diversos temas. Nesta edição, foram assinados 19 instrumentos bilaterais nas áreas de saúde, ciência e tecnologia, segurança pública, portos e aeroportos, meio ambiente, cultura e turismo.

Houve ainda o anúncio de importantes anúncios bilaterais. Entre eles, destacam-se: a instalação de um escritório da Apex em Lisboa; as confirmações da compra de 12 Super Tucanos pela Força Aérea Portuguesa; parceria entre a Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA) e a Embraer para a adaptação da aeronave Tucano para os padrões da OTAN; a abertura de um escritório da Embraer Defesa e Segurança em Lisboa; e a criação de um escritório de cooperação do Ministério das Relações Exteriores em Lisboa.

Com informações da Agência Brasil.
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *