Além do prejuízo financeiro, crime causa danos à qualidade de vida de Brasília
12 março 2025
Redação AgroDF
Estão furtando mudas de árvores ornamentais plantadas em jardins públicos, parques e ruas das cidades do Distrito Federal. A denúncia foi feita nesta quarta-feira (12) pela Diretoria das Cidades da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), estatal responsável pela arborização e paisagismo de Brasília.
O alvo dos ladrões tem sido as palmeiras e os ipês recém-plantados. O preço de cada muda dessas espécies custa em média R$ 250 no mercado brasiliense. Apenas no Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN) e na Avenida Hélio Prates (Taguatinga), foram furtadas recentemente cerca de 430 mudas dessas árvores, com prejuízo estimado em quase R$ 180 mil.
Além do prejuízo financeiro, esse tipo de furto provoca vários danos ao meio ambiente: impede a geração de árvores adultas que ajudam a amenizar o clima seco da cidade; atrasa a recuperação de áreas degradadas; compromete o equilíbrio ecológico; danifica o paisagismo da cidade e prejudica a qualidade de vida dos moradores.
Investimento em reposição
A reposição das árvores furtadas é um investimento que demanda recursos públicos, tempo, planejamento e mão de obra. A maioria das mudas é produzida no Viveiro da Novacap, mas, diante da demanda, é preciso complementar com plantas adquiridas no mercado de floricultura de Brasília e de outros estados.
Há também a época e o local certo de plantio. As mudas não podem ser plantadas em locais que possam causar danos à rede de energia elétrica ou de água. E mais: algumas espécies só podem ser plantadas no período das chuvas. Neste caso, a reposição só poderá acontecer a partir de outubro, quando começa o período chuvoso no DF, conforme a Diretoria das Cidades.
O plantio envolve diversas atividades: preparo do solo, abertura das covas, adubação, controle fitossanitário, conservação do local, a introdução da muda e irrigação periódica para que a planta cresça e se desenvolva. Tudo isso é feito seguindo as normas do Programa Anual de Arborização do DF, que é executado com a participação de instituições não-governamentais.
Crime ambiental
Esse tipo de furto é considerado crime ambiental. Quando eles são detectados, o Departamento de Parques e Jardins da Novacap registra os casos na Delegacia de Meio Ambiente. Muitas dessas ocorrências são consideradas como puro vandalismo. Mas não se descarta a possibilidade de moradores praticarem o furto para ter a planta em sua própria casa.
Nestes casos, para não causar tantos prejuízos e responder a processo por crime ambiental, a Novacap recomenda aos moradores que adquiriram as mudas nos viveiros da própria companhia. “Há mudas disponíveis para a população com um valor muito abaixo do de mercado, então não há justificativa para esses furtos”, ressalta Raimundo Silva, chefe da Diretoria das Cidades da Novacap.
SERVIÇOS
Mudas de palmeiras, árvores e plantas ornamentais podem ser adquiridas nos seguintes viveiros da Novacap:
Viveiro I:
SMPW Quadra 06 – Conjunto 2 AE – Park Way.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Telefone: 3403-7150
Viveiro II:
Setor de Oficinas Norte (SOF Norte): Quadra 02- Conjunto C.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Telefone: 3465-2054.