Hotéis e pousadas na zona rural do DF oferecem atrações para quem quer fugir do agito das cidades
24 fevereiro 2025
ABNOR GONDIM
Especial para o AgroDF
Depois de virar refúgio às pessoas afetadas pelo isolamento durante a pandemia, o Turismo Rural ganhou este ano uma nova tendência de se associar ao Turismo de Bem-estar. Várias propriedades perto de Brasília transformam-se em opção de lazer, durante o Carnaval, oferecendo comida vegana, retiros espirituais, yoga meditação e terapias alternativas.
A avaliação é de quem entende do assunto: o presidente do Rural Tur DF e Entorno, Fernando Mesquita, brasiliense de 57 anos de idade. “Já temos, por exemplo, hotéis fazenda que têm spa, imersões espirituais, comida vegana, oficinas de terapias alternativas, yoga e outras atividades voltadas para o bem-estar do corpo”, enumera Mesquita.
Segundo o especialista, o Turismo Rural tem conexão direta com o Turismo de Bem-Estar. “Tem tudo a ver porque você faz conexão com os elementos da natureza, como terra, água, ar e tranquilidade, com certeza”, afirma. E destaca: “A tendência do Turismo Rural em 2025 é o Turismo de Bem Estar”.
Mesquita também assinalou que o Turismo Rural no DF e Entorno é um turismo inteligente. Isso porque, segundo ele, nessa região o turismo fora dos centros urbanos é “perto de casa e longe da rotina”. Aponta ainda a vantagem de que 90% das rodovias da área são asfaltadas e sinalizadas e atendidas por rede satisfatória de telefonia móvel.
Para o dirigente do Rural Tur, o Turismo Rural é interessante para quem não gosta das grandes concentrações que acontecem nas cidades durante o período de Carnaval. “Nossos equipamentos turísticos estão bem estruturados, qualificados e capacitados para receber as famílias”, ressalta Mesquita.
Natureza, uva e queijo
O secretário de Turismo (Setur-DF), Cristiano Araújo, também aposta no avanço do turismo rural para gerar emprego, renda e opções de lazer aos amantes da natureza. “Cada vez mais, as propriedades estão ampliando suas instalações e investindo em melhorias”, ressaltou. “O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo e de outros órgãos, tem apoiado o segmento”.
Em 2024, a Setur lançou a Rota da Uva, constituída por vinícolas que unem produção de vinhos e atividades turísticas. Os visitantes podem conhecer todo o processo produtivo, desde o plantio até a colheita e o engarrafamento, incluindo degustação de vinhos e de outros produtos regionais. A Rota da Uva ajuda também a desenvolver a agricultura familiar do DF, segundo Araújo.
“Já iniciamos pesquisas e visitas técnicas em propriedades que também produzem queijo e, em breve, lançaremos a Rota do Queijo”, revelou o secretário. “Todo esse apoio e trabalho potencializam o desenvolvimento do turismo rural na capital do país. Brasília é conhecida pelo longo período de estiagem, o que favorece para que os visitantes possam conhecer e aproveitar as maravilhas naturais que a cidade tem a oferecer”.
Refúgio com segurança
Nos anos de 2020 e 2021, a Organização Mundial do Turismo declarou como tendência o Turismo Rural e o Turismo de Natureza por representar um refúgio ao isolamento social decretado nas cidades.
“Naquele momento, as pessoas estavam em casa em lockdown (confinamento), entrando num processo de angústia, de ansiedade e depressão”, lembra Mesquita. “Quando foi autorizada a primeira saída do lockdown, as pessoas então buscaram o turismo rural de Brasília”, complementa.
Como resultado, Mesquita conta que houve um crescimento expressivo do segmento na ordem de 40%. “Nesses destinos turísticos, as pessoas encontraram segurança”, avalia. “São equipamentos que promovem boas práticas, estão trabalhando com receptivo de alta qualidade, além de hospedagem, gastronomia e atrativos”.
Cadeia produtiva
Após aquele período, o Turismo Rural deixou de ser uma tendência e passou a ser um movimento, segundo o especialista. “Nesse movimento, estamos apresentando a cadeia produtiva associada ao turismo, como o etnoturismo, e saber como é produzido o vinho de Brasília, que conquistou destaque nacional e internacional”, complementou.
Além do vinho, há também o turismo de degustação de cachaça artesanal. “Temos também as cachaças de alambique que já são campeãs com registro no Mapa [Ministério da Agricultura e da Pecuária)”, pontuou. “E temos o Turismo Rural envolvendo queijo de cabra e queijo bovino que estão fazendo muito sucesso”.
Mesquita completou a relação lembrando que o segmento ainda conta com estabelecimentos de produtores de embutidos, cervejas artesanais e o café gourmet. “Então, o turismo rural de Brasília vem cada vez mais se destacando dentro desse cenário”, resumiu.
Roteiro do Turismo Rural de Bem-estar
Para quem quer passar o Carnaval fora da agitação do Plano Piloto, eis algumas opções na zona rural do Distrito Federal.
CLAT
O CLAT – Centro de Lazer e Treinamento é um hotel-fazenda que dispõe de espaços para eventos religiosos, profissionais e educacionais. Oferece boa estrutura com apartamentos confortáveis e amplas piscinas. A exuberante natureza que o cerca é uma atração a mais do hotel.
Endereço: Fazenda Paulista – Beira do Rio Alagado, Santo Antônio do Descoberto – GO.
Telefone: (61) 3048-8260
www.clat.com.br
FAZENDA MONJOLO
A Fazenda Monjolo existe desde 1858. Esse destino histórico do “quadradinho” oferece diversos atrativos: prédios coloniais, trilhas para caminhadas, cachoeira, matas preservadas e restaurante rústico com pratos típicos mineiros e goianos.
Endereço: DF-205, Km 44 – Planaltina – DF.
Telefone: (61) 98366-5827
www.fazendamonjolodf.com
OCA DO SOL
O Instituto Oca do Sol é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 2008. É voltado ao desenvolvimento humano integral e à construção de uma sociedade sustentável por meio de projetos sociais, ambientais e culturais.
Endereço: Córrego Urubu – SMLN Trecho 1 – Chácara 66 – Lago Norte – Brasília – DF.
Telefone: (61) 99856-5455
www.institutoocadosol.org

PARQUE TERRAVIVA
O Parque Ecológico Terraviva conta com uma comunidade de monges tibetanos e imersões na yoga. Nele há 12 cachoeiras com quedas d’água de até 30 metros de altura, cânions, poços de água azul cristalina e trilhas no cerrado.
Endereço: Morada dos Pássaros – BR-220 – Brazlândia/DF.
Telefone: (61) 3533-3167
www.parqueecologicoteraviva.com
POUSO DO ANJO
Olhos d´Água, em Alexânia (GO), é um bucólico vilarejo muito procurado pelos brasilienses nos fins de semana e feriados prolongados, como o Carnaval. A vila oferece diversas atrações naturais, além de bons restaurante e pesque-pague, sem deixar de abrir mão dos bloquinhos de rua. Uma das opções de hospedagem é o “Pouso dos Anjo”, uma agradável casa mobiliada com capacidade para seis pessoas. Tem dois quartos, piscina e amplo quintal.
Endereço: Olhos d’Água – Alexânia – GO
Telefone: (61) 99993-0238

SÍTIO GERANIUM
O Sítio Geranium oferece eventos ao ar livre, alimentos orgânicos, cursos de yoga, ervas medicinais, criação de abelhas nativas sem ferrão e atividades focadas em sustentabilidade e eco pedagogia.
Endereço: Núcleo Rural de Taguatinga, Chácara 29 – Via de Ligação Samambaia e Setor QNL de Taguatinga – DF
Telefone: (61) 99646-7171
www.sitiogeranium.com.br
SOLAR PRIMAVERA
O Hotel Fazenda Solar Primavera é um espaço para eventos religiosos, congressos, confraternização, empresariais e reuniões familiares. Dispõe de piscinas, área verde, quadras, campo de futebol Society e rendário, além de jardins e área de camping.
Endereço: Rodovia DF-280 – Samambaia, Brasília – DF
Telefone: (61) 98521-6330 – 99687-1393
www.solarprimaveradf.com.br
TERRA DOURADAO
Terra Dourada é um espaço bucólico de lazer e ecoturismo. Sua arquitetura é harmonizada com a natureza do lugar. Oferece hospedagem confortável, com vista panorâmica, piscinas naturais e alimentação orgânica.
Endereço: Lago Oeste (Rua 13, Travessa 5, Entrada 1) – Sobradinho – DF
Telefone: (61) 99158-7093
instagram.com/terradouradabrasilia
VILA VELLUTI
O Hotel de Campo Vila Velluti é um hotel-fazenda. Oferece apartamentos espaçosos, chalés acolhedores, piscina aquecida, ofurô e sauna, além de uma paisagem natural deslumbrante, com trilhas para caminhadas e passeios a cavalo, além de SPA e restaurante com comidas típicas.
Endereço: BR-060, Km 24 – Gama (sentido Brasília) – DF
Telefone: (61) 3363-9339
www.vilavelluti.com
VILLA TRIACCA
O Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa oferece jardim, vinícolas, banho de imersão com sais minerais naturais e óleos essenciais aromáticos. Os quartos do hotel têm vista para o Lago Paranoá.
Endereço: PAD-DF – BR-251, Km 06 – Paranoá – DF.
Telefone: (61) 98152-4825 – (61) 4103-2792
www.villatriacca.com.br