Certificação da OMSA fortalece setor pecuário brasileiro no mercado mundial
Edição AgroDF
6 junho 2025
A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) confere ao Brasil, nesta sexta-feira (6), em cerimônia em Paris, a certificação de que o país é livre de febre aftosa sem vacinação. A outorga será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro.
O reconhecimento ocorreu durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da OMSA. A cerificação abrange todas as regiões do Brasil, sendo de relevante importância para o setor pecuário e para a balança comercial brasileira.
Segundo notícia publicada no site do Ministério da Agricultura, “a decisão da OMSA reflete os avanços do Brasil na área de saúde animal e fortalece a posição do país como fornecedor confiável e seguro de proteína animal para os mercados internacionais. Ao ampliar as oportunidades de exportação, o reconhecimento contribuirá para o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e o bem-estar global.”
Na matéria, o Mapa faz a seguinte avaliação: “A certificação atesta a exitosa implementação do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, com o apoio de autoridades estaduais e federais e em estreita colaboração com o setor produtivo. A estratégia envolveu, ao longo da última década, investimentos estruturantes e ações progressivas, como o fortalecimento dos serviços veterinários oficiais, a modernização dos sistemas de vigilância e a transição de zonas livres com vacinação para zonas livres sem vacinação”.
A matéria finaliza dizendo: “O governo brasileiro reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio sanitário nacional e com a observância dos mais elevados padrões internacionais em saúde animal e comércio agropecuário.”