Canal de irrigação é reformado, beneficiando 35 famílias do núcleo rural
27 Fevereiro 2024
Redação AgroDF
A água voltou a jorrar no núcleo rural Sobradinho II. Desde sábado (24), 35 famílias de pequenos produtores estão sendo beneficiadas com a conclusão da reforma do canal de irrigação do ribeirão Sobradinho, afluente do rio São Bartolomeu. A obra foi realizada pela Secretaria de Agricultura e Emater-DF com investimentos de R$ 490 mil, recursos de emenda parlamentar do ex-deputado distrital Leandro Grass (PV).
O canal estava abandonado há anos, segundo os agricultores. “Muitos produtores estavam pensando em desistir de plantar e criar animais”, relatou Clarissa Campos, gerente da Emater em Sobradinho. “Com a água chegando à região, já repensaram e estão firmes em seguir produzindo”.
Sustentabilidade
Com o uso de tubulações fabricadas com material reforçado, a vida útil do canal pode chegar a 100 anos, conforme a Emater. A canalização do ribeirão vai permitir não só o fornecimento de água em abundância e constante, mas também reduz a evaporação, diminui os riscos de contaminação por meio de fezes de animais e impede a infiltração no solo. “Dessa forma, garantimos sustentabilidade ambiental, social e econômica da agricultura local”, ressaltou presidente da Emater-DF, Cleison Duval.
O núcleo rural vinha produzindo hortaliças, milho, ovos, aves e carne bovina, mas em quantidade abaixo da real capacidade de produção do vilarejo. Mesmo com a produção limitada pela escassez de d’água, ainda era a fonte de emprego e renda para a comunidade. “Com a volta da água, a atividade econômica se consolida”, enfatiza Duval.
Nos últimos cinco anos, diversos canais de irrigação foram revitalizados em vários núcleos rurais do DF, beneficiando 750 famílias, conforme a Emater.