6 MILHÕES DE ÁRVORES PARA O DF

Ibaneis lançou o programa plantando mudas de árvores no Guará - Foto: Agência Brasília

Começam a ser plantadas 100 mil mudas de espécies nativas previstas para 2024

24 Fevereiro 2024
Redação AgroDF

O Guará II é a primeira das 35 regiões administrativas do Distrito Federal a receber o primeiro lote das 100 mil mudas de espécies nativas do Cerrado a serem plantadas até o final de 2024 por meio do Programa Anual de Arborização do DF, coordenado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A meta é atingir 6 milhões de árvores plantadas até dezembro deste ano. Já foram plantadas 5,5 milhões, segundo a Novacap.

O governador Ibaneis Rocha lançou o programa no sábado (24) ao plantar as primeiras mudas no Guará II, cidade onde ele morou “durante muitos anos”. O plantio das primeiras 90 mudas foi realizado canteiro central da Avenida Guará, mas abrangerá áreas das Quadras 38 a 52, que formam a zona de expansão da cidade. “Essas quadras do Guará têm recebido grande atenção de todo o governo”, reforçou Ibaneis. “Temos trabalhado arduamente para completar toda a urbanização dessa região e atender a todos os pedidos”.

Na expansão do Guará, o GDF já investiu R$ 15 milhões, recursos da Terracap aplicados para finalizar a pavimentação, a drenagem e o projeto urbanístico das QEs 38 a 58. As quadras receberam 9 km de vias, 25 km de meio-fio, um quilômetro de ramal de rede de drenagem, 120 bocas de lobo e 18 mil m² de estacionamento.

Brasília mais verde

O governador lembrou que as áreas urbanas do DF estão entre as mais arborizadas do Brasil.  A área verde de Brasília é quatro vezes maior que o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde: 12 metros quadrados por habitante.

“Temos aqui quase 60 metros quadrados de plantações para cada habitante, muito mais do que o exigido pela Organização Mundial de Saúde”, ressaltou Ibaneis. “Brasília é um verdadeiro canteiro a céu aberto”.

Produção de mudas

Atualmente, a Novacap produz 2,5 milhões de mudas, que são distribuídas e plantadas em todas as regiões administrativas. Segundo Fernando Leite, presidente da companhia, já foram plantadas 5,5 milhões de árvores. “Vamos fechar o ano atingindo nossa meta de 6 milhões de árvores plantadas”, afirmou.

O ipê é a principal espécie produzida e plantada pela Novacap. Não por acaso, o ipê amarelo é o símbolo oficial do Governo Ibaneis. Mas além dessa espécie, outras árvores típicas do Cerrado são cultivadas e plantados pela Novacap. Das 200 espécies cultivadas, 60% são nativas do Cerrado. Entre elas, o ingá-mirim e o ingá-colar, que despontam em janeiro, além dos ipês, do jatobá-da-mata e do jatobá-do-cerrado, que florescem em junho.

Para o plantio, são priorizadas áreas degradadas apontadas pelos administradores de cada cidade e inclusas no Programa de Arborização. Em geral, essas áreas estão degradadas e transformadas em lixões. Com a arborização, viram bosques, segundo Leite. “Isso torna Brasília cada vez mais uma cidade diferenciada sob o ponto de vista da qualidade de vida”, ressaltou.

Moradores comemoram

A presidente da Associação de Moradores do Guará II, Teresa Ferreira, comemorou o plantio das primeiras mudas. Para ela, esse foi o primeiro passo para que a Avenida Guará seja transformada na Avenida dos Ipês. Animada, Teresa contou que já organizou um grupo de moradores para “cuidar das plantinhas”.

Já o servidor público Túlio Moraes, morador da QE 50, enfatizou que o plantio coroa os trabalhos de urbanização executados na área. “Todos que compraram um lote aqui sonhavam com essa infraestrutura”, salientou. “A Avenida Guará está se tornando realidade e agradecemos os esforços do Governo”.

Para Moraes, a arborização da região era um desejo da comunidade. “Brasília é conhecida por ser uma capital verde, então é um privilégio ter dentro do nosso setor uma avenida com mudas nativas do Cerrado, árvores significam qualidade de vida também”, completou.

Serviço

Os moradores de cada cidade também podem ajudar na arborização, requerendo mudas da Novacap. Mas o plantio tem que ser orientado por técnicos da companhia para evitar danos a estrutura das vias pública. O serviço pode ser solicitado pela Ouvidoria Geral do DF.

Telefone: 162.
Site: ouvidoria.df.gov.br.

Com informações da Agência Brasília

Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *