Mudas de espécies do Cerrado serão plantadas em várias cidades no domingo
Edição AgroDF
4 dezembro 2025
O Distrito Federal comemora neste domingo (7) o Dia de Plantar, instituído por decreto desde 2023. Neste ano, em diversas cidades do DF serão plantadas, simultaneamente, 15 mil mudas de espécies do Cerrado. É a mesma quantidade de árvores plantadas nos últimos dois anos. Desta vez, o plantio simbólico das mudas acontecerá às 8h30, no Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga.
Com o Dia de Plantar, o GDF busca envolver os moradores na recuperação de áreas degradadas, na preservação do bioma, na ampliação das áreas verdes e na conservação dos parques públicos. Em 2023, foram plantadas 5 mil mudas no Parque Ecológico Ezequias Heringer, no Guará. No ano seguinte, mais de 10 mil mudas foram plantadas no Parque Ecológico do Riacho Fundo e em diversas regiões do DF.
Neste ano, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) está fornecendo 10 mil mudas, enquanto outras 5 mil foram doadas pelo Instituto Arvoredo. “Cada uma dessas 15 mil mudas plantadas representa esperança, compromisso climático e responsabilidade com o Cerrado, que é o berço das nossas águas”, explica o secretário do Meio Ambiente (Sema), Gutemberg Gomes.
A coleta e o plantio das espécies são resultados de um trabalho coletivo que envolve a Sema-DF, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Secretaria de Governo (Segov), a Novacap, administrações regionais, comitês ambientais e voluntários.
Para a vice-governadora Celina Leão, que participou do evento nos dois últimos anos, é fundamental o plantio coletivo para proteger o meio ambiente. “O Dia de Plantar mostra que, quando governo e comunidade se unem, o resultado é poderoso”, enfatizou Celina. “Esse é um trabalho que não se faz sozinho: depende da participação de todos que acreditam em um futuro sustentável”.












COMENTÁRIOS