DF-131 GANHA ASFALTO

As obras da DF-131 estão chegando ao fim, com a conclusão de 6,3 km de asfalto - Foto: Paulo Carvalho/Agência Brasília

Rodovia rural recebe também ciclovia, sistema de drenagem e passagem para animais

 15 Abril 2024
Redação AgroDF

  Já está praticamente concluída a pavimentação asfáltica da DF-131, rodovia estratégica para o escoamento da produção agrícola de núcleos rurais em Planaltina e Sobradinho. O Governo do Distrito Federal, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), investiu R$ 17 milhões no asfaltamento de 6,3 km da via, que também ganhou ciclovia, sistema de drenagem e trilhas caminhos para animais.

Por estar localizada entre a DF-128 e a DF-205, nas proximidades da Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae), a DF-131 é também estratégica para acesso a núcleos rurais como Monjolo, Palmeiras, Fercal, União Vegetal e ao Assentamento Márcia Cordeiro Leite.

Falta apenas concluir a rotatória do entroncamento da DF-131 com a DF-128, mas o trânsito na via já está liberado. Mais de 30 mil veículos circulam pela região diariamente, segundo o DER, ao informar hoje que a construção da rotatória não vai atrapalhar o tráfego no local.

Ponte de concreto

Outra obra em andamento e em fase de conclusão é uma ponte de concreto sobre a DF-131, conectando o Núcleo Rural Monjolo ao Assentamento Márcia Cordeiro Leite. A estrutura já foi instalada e, agora, está sendo feito o encabeçamento da ponte, conforme o engenheiro Vitor Silva de Barros, do DER.

Barros lembra que, até há pouco tempo, esse trecho da DF-131 não tinha asfalto. A estrada era de terra, sem ciclovia e sem sistema de drenagem. Em época de chuva, a via era tomada por buraco e lama. A rede de drenagem com manilhas resolveu o problema dos alagamentos e das enxurradas, conforme o engenheiro.

 Animais na pista

Outro problema resolvido: o trânsito de animais. “Por ser uma região rural, é comum termos animais cruzando a pista, especialmente mamíferos e répteis”, contou Barros. “Essa era uma preocupação dos moradores que trouxemos para o projeto e adaptamos passagens para que eles cruzem com segurança por baixo da via”.

O DER não informou quando todas as obras serão definitivamente entregues.

Fonte de informação: Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA