VITICULTURA PARA MULHERES

Técnicas sobre cultivo de uva foram ensinadas às produtoras rurais - Foto: Paulo Carvalho/Agência Brasília

Projeto vai à Fazenda Água Limpa para reforçar a presença feminina no agronegócio

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria da Mulher, vem incentivando cada vez a participação de mulheres no agronegócio. É o projeto “Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo”, que durante dois dias levou um grupo de 60 produtoras rurais para conhecer a produção vinícola da Fazenda Água Limpa, no Núcleo Bandeirante, que pertence à Universidade de Brasília. A visita fez parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher.

O projeto é para mulheres que vivem na roça e gostam da atividade rural. Visa fomentar a participação feminina no agronegócio sustentável por meio de cursos de capacitação técnica e visitas a empreendimentos agropecuários, onde mulheres apreendem como funcionam diferentes segmentos rurais.

Abertura de oportunidades

“Esse projeto é um mix de entendimentos e possibilidades para as mulheres que já trabalham com a agricultura ou que desejam ingressar na área”, explicou a subsecretária de Ações Temáticas da Secretaria da Mulher, Dayanne Timóteo.

Dessa vez, o cenário a vinicultura da Fazenda Água Limpa. Ali, as produtoras tiveram aulas sobre planejamento e estruturação de vinhedos, tipos de uvas e seleção de variedades adaptadas ao bioma Cerrado.

A produtora Anália Pereira (73) aprovou a experiência: “Eu cresci em lavoura, trabalhei muito tempo na roça com meus pais e hoje tenho algumas plantações em casa, inclusive um pé de uva. Estou aqui para aprender como melhorar o cultivo. Amo mexer com a terra e sou muito grata por essa oportunidade”.

Os próximos cursos vão tratar de prevenção a incêndio em áreas agrícolas; práticas rotineiras de produção agrícola para mulheres; formulação manual de ração para vacas em lactação; e mecanização agrícola para mulheres. As inscrições serão feitas no site do Instituto Movimento (https://www.e-inscricao.com/instituto-movimento). O projeto é viabilizado por meio de emenda da deputada Jaqueline Silva (MDB) no valor de R$ 330 mil.

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *