PANTANAL GANHA BRIGADISTAS

Moradores de vilarejos no Pantanal receberam treinamento para enfrentar as queimadas - Foto: Sílvia Souza/MMA

Ibama treina primeiras equipes de voluntários para combater incêndios florestais

Redação AgroDF
25 abril 2025

O combate a incêndios no Pantanal ganhou novo reforço nesta semana com a formação de cinco brigadas comunitárias voluntárias, compostas por 28 moradores de quatro vilarejos existentes em volta do Parque Nacional do Pantanal do Mato-grossense, onde as equipes foram treinadas durante dois dias.

A formação das brigadas voluntárias acontece no momento em que os serviços de meteorologia anunciam que o período de seca deste ano pode ser mais rigoroso e mais prolongado, cenário que favorece as queimadas. Além disso, o Pantanal será cenário de um evento internacional: a 15ª Reunião da Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS), que ocorrerá entre 23 e 29 de março de 2026 em Campo Grande (MS).

Essas foram as primeiras equipes formadas dentro de uma programação integrada de prevenção e combate a incêndios florestais no Pantanal. Esse trabalho busca valorizar os saberes tradicionais, fortalecer a governança local e promover a integração entre as comunidades e instituições públicas, segundo o MMA.

Manejo do Fogo

O treinamento faz parte do projeto “Manejo Integrado do Fogo com as comunidades tradicionais e o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense na transformação da realidade local”, que está vinculado ao GEF Terrestre, iniciativa do Governo Federal para a conservação da biodiversidade da Caatinga, do Pampa e do Pantanal.

O curso incluiu aulas teóricas sobre legislação, comportamento do fogo e estratégias de combate, além de oficinas práticas voltadas à organização de brigadas, uso de equipamentos, queima controlada e construção de linhas de controle. Foram também oferecidas capacitações complementares em Sistemas Agroflorestais (SAF) e Sistema de Informação Geográfica (SIG). Os brigadistas receberam ainda Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

A formação dos brigadistas voluntários foi realizada pelo Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). O curso é coordenado pela Secretaria de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBio), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A execução do projeto é gerida pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), com implementação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio da WWF Brasil e Unesco.

Serra do Amolar

A voluntária Edilaine Arruda, moradora da região da Serra do Amolar, gostou da experiência. “Hoje, a gente tem o privilégio de participar e formar uma brigada lá na Serra do Amolar”, relatou Edilaine. “Antes de eu ser da brigada comunitária, eu já fiz várias ocorrências. Então acho que isso é importante, a gente aprimorar ainda mais. Para nós é fundamental ter parceiros, poder melhorar a qualidade, ter a formação”.

Com informações do MMA
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *