Operação encontra duas toneladas de alimentos vendidos em forma de espetinhos
Redação AgroDF
25 abril 2025
Duas toneladas de carne bovina foram apreendidas nesta quinta-feira (24) numa operação de fiscalização da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) realizada num estabelecimento comercial no Riacho Fundo, que produzia espetinhos de forma clandestina, sem ter registro ou autorização dos órgãos sanitários e fazendários do Governo do Distrito Federal.
Os fiscais encontraram diversas irregularidades no estabelecimento, como o processamento da carne em condições insalubres, armazenamento inadequado dos alimentos e ausência de controle de temperatura — fatores que representam sérios riscos à saúde pública, segundo a Seagri.
O estabelecimento foi interditado e os produtos (carne bovina e matérias-primas de origem animal) apreendidos, sendo depois encaminhados para descarte controlado. Além disso, a Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) instaurou processo administrativo contra os responsáveis pelo estabelecimento, que podem ser penalizados conforme a legislação vigente.
Segurança alimentar
“O Governo do Distrito Federal está comprometido com a segurança alimentar da população”, ressaltou o secretário de Agricultura, Rafael Bueno. “A inspeção sanitária é fundamental para garantir que os alimentos cheguem à mesa com qualidade e dentro dos padrões exigidos. O combate à produção clandestina é uma prioridade do GDF, pois protege a saúde pública e os produtores regulares”.
A operação foi deflagrada após uma denúncia anônima contra o comércio clandestino ter sido registrada na Ouvidoria do GDF. Após a operação, a Seagri-DF reforçou a importância da denúncia de atividades clandestinas, lembrando que qualquer cidadão pode colaborar com a fiscalização sanitária.
SERVIÇO
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 162 ou pelo site da Ouvidoria do GDF (ouvidoria.df.gov.br).