Sema amplia acesso ao programa para que os tutores e instituições possam cuidar melhor dos animais
16 Fevereiro 2024
Redação AgroDF
O Distrito Federal já tem novas diretrizes e regras para a castração de cães e gatos, procedimento considerado eficaz para a prevenção de doenças, o controle populacional e a promoção do bem-estar desses animais domésticos. As novas normas foram definidas pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), por meio da portaria nº 8, publicada no Diário Oficial do DF da última quinta-feira (15).
A Sema, ao adotar novas medidas, amplia oficialmente o acesso à castração, disponibilizando vagas tanto por meio de campanhas para o público em geral quanto por meio do programa de castração para protetores individuais, organizações da sociedade civil, órgãos e entidades da administração pública direta e indireta no DF.
O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (Ipedf), em relatório publicado em agosto de 2023, apontou que 60% dos brasilienses (3.010.881 habitantes) possuem animais domésticos. Dos moradores entrevistados, 41,9% disseram possuir cachorros e 11,1% informaram que têm gatos.
Visando essa população de pets, secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, anunciou que as novas regras serão divulgadas no site da Sema para que os tutores tenham acesso às informações de como incluir seus cães e gatos no programa de castração.