NOVA EMBRAPA NO MATO GROSSO

Livramento (MS) encabeça os 10 municípios beneficiados com a Embrapa Baixada Cuiabana - Foto: DIvulgação

Ministério da Agricultura investirá R$ 58 milhões em Unidade da Baixada Cuiabana

9 março 2025
Redação AgroDF

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vai investir R$ 58 milhões na construção da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na Baixada Cuiabana, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento, no Mato Grosso. A primeira fase do projeto, que prevê a construção de um centro de capacitação e pesquisas, deve ser inaugurado em dezembro.

A ordem de serviço para a construção das novas instalações da Embrapa Baixada Cuiabana foi assinada neste sábado (8) pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.  O projeto prevê novos laboratórios, campos de pesquisa, salas de capacitação e Estação de Psicultura. A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento irá asfaltar o trecho de cinco quilômetros da estrada vicinal que dá acesso à Umipi.

Vocação econômica

A Embrapa da Baixada Cuiabana atuará no desenvolvimento de pesquisas, validação e transferência de tecnologia voltadas para uma região que apresentam características que desafiam as atividades agropecuárias, como as condições de solo, a baixa altitude e as altas temperaturas durante todo o ano.

Diante dessas características e da vocação econômica da região, a Unidade Mista terá como foco as seguintes atividades: fruticultura, mandiocultura, piscicultura e horticultura, além de sistemas produtivos agroflorestais e a integração lavoura-pecuária-floresta.

A largada do empreendimento é a revitalização da Estação de Psicultura.  “O cronograma foi planejado para gerar impacto imediato”, ressaltou Fávaro. “Precisamos construir campos de pesquisa e laboratórios, mas, inicialmente, queremos revitalizar a piscicultura em parceria com o IFMT, garantindo a distribuição gratuita de alevinos para os pequenos produtores”, destacou o ministro.

Importância para a região

A Umipi adota um modelo de gestão cooperativa, por meio do qual instituições compartilham infraestrutura, recursos humanos e investimentos financeiros. Para isso, já foram firmados protocolo de intenções com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

O empreendimento beneficiará diretamente os 10 municípios que integram a Baixada Cuiabana: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Santo Antônio do Leverger.

A chefe geral da Embrapa Agrossilvopastoril, Laurimar Vandrusculo, destacou a importância do projeto, dizendo: “O que nós estamos fazendo aqui hoje é agraciar a Baixada Cuiabana, que representa a maior população do estado de Mato Grosso, com um ambiente moderno, inovador, das melhores tecnologias que a Embrapa e seus parceiros têm. Que a gente não desperdice um centavo do que está sendo colocado aqui de benefício e que os produtores usufruam desses trabalhos”.

O prefeito de Livramento, Thiago Almeida, agradeceu, dizendo: “Nunca antes tivemos uma obra dessa magnitude em nossa cidade. Para quem conhece as dificuldades do nosso povo, esse investimento significa um futuro mais promissor”, afirmou.

Com informações do Mapa
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *