Suspeita de gripe aviária leva ao fechamento temporário do Zoológico da capital
Edição AgroDF
28 maio 2025
O Jardim Zoológico de Brasília foi fechado temporariamente nesta quarta-feira (28) após ser detectada a morte de duas aves, que poderiam ter sido contaminadas pela gripe aviária. As aves são um pombo e um marreco irerê, animais silvestres que tinham acesso ao local, mas não faziam parte do plantel do Zoológico. Não há prazo para a reabertura do Zoo, segundo o Governo do Distrito Federal.
A Agência Brasília divulgou que a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), órgão responsável pela sanidade animal no DF, conduzirá todas as investigações sobre a morte das aves, seguindo os protocolos nacionais desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Entre as medidas, a Seagri coletou amostras dos animais mortos para serem analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Mapa buscando identificar a possibilidade de gripe aviária. A reabertura do Zoo será avaliada assim que os resultados laboratoriais forem concluídos e não houver risco à saúde pública, segundo a Secretaria de Agricultura.
A Seagri reforçou que “não há nenhum outro caso suspeito registrado até o momento, seja entre animais de vida livre ou outras aves no Distrito Federal”. Ressaltou ainda que “não há risco à saúde humana no consumo de carne de frango e ovos devidamente inspecionados”.
O Zoológico de Brasília
O Jardim Zoológico de Brasília nasceu antes da inauguração da capital brasileira (21 de abril de 1960). Foi inaugurado em 6 de dezembro de 1957 como Parque Zoobotânico. Com quase 1.400 hectares, é uma das principais atrações turísticas da capital, recebendo cerca de 1 milhão de visitantes por ano. Apenas em abril deste ano, foi visitado por 82 mil pessoas.
No Zoológico predominam espécies típicas do Cerrado, com o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, a ema e a seriema. Mas há espaços dedicados a animais de outros continentes, principalmente o africano, como leão, tigre, elefante e girafa. Além das áreas para animais, há diversos outros atrativos, como o Museu de Ciências Naturais e o Borboletário.
A gripe aviária
A influenza aviária ou gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves, mas que pode infectar humanos. É causada por subtipos do vírus influenza A, que se encontram em aves domésticas e selvagens.
Saiba mais
Aves:
A gripe aviária causa doenças respiratórias, incluindo espirros, tosse e corrimento nasal em aves. Em alguns casos, pode levar à morte.
- Humanos:
A transmissão para humanos é mais rara, mas pode ocorrer através do contato direto com animais infectados ou ambientes contaminados com secreções das aves. A transmissão entre humanos é limitada. Na maioria dos casos em humanos, é adquirida de animais.
- Consumo:
É seguro consumir carne de frango e ovos cozidos, informam especialistas e o Ministério da Agricultura.