HOSPITAL ATENDE 142 ANIMAIS

Animais como o tamanduá-bandeira são atendidos pelo novo hospital – Foto: Marcela Lasneau/Zoo de Brasília

Em apenas dois meses, foram atendidas 87 aves, 44 mamíferos e 11 répteis

12 Abril 2024
Redação AgroDF

 

Em apenas 60 dias de funcionamento, 142 animais do Cerrado foram atendidos pelo Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre (HFaus) do Distrito Federal, o primeiro do gênero na capital do país. Foram atendidos 87 aves, 44 mamíferos e 11 répteis, segundo informou hoje (12) O Instituto Brasília Ambiental (Ibram), responsável pelo HFaus.

O hospital atende exclusivamente animais encaminhados por órgãos públicos que realizam, no âmbito do Distrito Federal, realizam trabalhos de fiscalização e a captura de espécies silvestres em situação de risco ou encontrados fora do seu habitat natural.

Entre esses órgãos estão o Batalhão da Polícia Ambiental (BPMA), a Delegacia de Meio Ambiente (Dema/PCDF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o próprio Ibram, por meio da sua Superintendência de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam).

O hospital presta atendimento 24 horas e em todos os dias da semana, incluindo feriados. Os primeiros dois meses de assistência médica-veterinária, foi importante para que os órgãos de proteção da fauna silvestre pudessem mensurar a quantidade de ocorrência e, consequentemente, adotar medidas necessárias para oferecer atendimento eficaz de acordo com a demanda.

Novo modelo

“Estamos diante de um novo modelo de atendimento de excelência e qualidade para a fauna silvestre, sem precedentes no Brasil”, enfatizou Rôney Neme, presidente do Ibram. Ao destacar a parceria com os órgãos de proteção, Neme salientou que o HFaus segue o modelo de gestão inovadora recomendado pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

Esse modelo, porém, ainda passa por reajustes técnicos, como a definição de fluxos de atendimentos de animais, quadro de pessoal e estruturação do local, segundo o chefe da Gerência de Fauna Silvestre do Ibram, Rodrigo Santos. Essa adequação é necessária “para melhor atender a demanda”, explicou Santos.

O Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre começou a ser implantado em dezembro de 2023, quando o Ibram fechou parceria a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), vencedora do chamamento público para executar um programa de recepção, triagem, transporte, atendimento veterinário, reabilitação e destinação responsável da fauna silvestre nativa. Os serviços serão prestados por cinco anos, com investimentos de R$ 8 milhões.

SERVIÇO

Em caso de resgate de animais silvestres, os moradores, principalmente quem vive na zona rural do DF, devem procurar o Batalhão da Polícia Ambiental diretamente na sede da corporação, na Praça do Bosque da Candangolândia (DF). Podem também requisitar o resgate pelo telefone (61) 3910-1965 ou pelo e-mail pmdf.bpma@gmail.com. O resgate é gratuito.

 Fonte de informação: Agência Brasília/Ibram
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA