Recursos são destinados a empreendimentos no DF e em municípios goianos da Ride
O Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) vai destinar R$ 98,5 milhões para projetos empresariais de diversos segmentos, executados no Distrito Federal e nos municípios de Goiás e Minas Gerais que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride). Os recursos foram aprovados na 261ª reunião ordinária do Comitê de Financiamento à Atividade Produtiva (Cofap), realizada na última terça-feira (20).
O FCO financiará empreendimentos em áreas estratégicas para promover o crescimento econômico, geração de emprego e fortalecimento de setores produtivos da região. Entre os segmentos beneficiados estão: agronegócio, infraestrutura, serviços, turismo e inovação tecnológica, por meio das linhas FCO Rural, FCO Empresarial, FCO Verde e FCO Ciência e Tecnologia.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, destacou a importância da atuação conjunta entre setor público e privado para acelerar o crescimento da região. “Cada projeto aprovado pelo FCO é uma oportunidade concreta de transformar ideias em negócios, impulsionar cadeias produtivas e ampliar o acesso ao crédito para quem deseja empreender”, afirmou Mendes.
A Sedet integra o Cofap ao lado de instituições como a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Banco do Brasil, Secretaria de Turismo, Federação das Indústrias, Fecomércio, CDL e outras entidades que compõem o ecossistema econômico regional.
Além do DF, integram a Ride os seguintes municípios:
Goiás:
- Abadiânia
- Água Fria de Goiás
- Águas Lindas
- Alexânia
- Alto Paraíso de Goiás
- Alvorada do Norte
- Barro Alto
- Cabeceiras
- Cavalcante
- Cidade Ocidental
- Cocalzinho de Goiás
- Corumbá de Goiás
- Cristalina
- Flores de Goiás
- Formosa
- Goianésia
- Luziânia
- Mimoso de Goiás
- Niquelândia
- Novo Gama
- Padre Bernardo
- Planaltina
- Pirenópolis
- Santo Antônio do Descoberto
- São João d’Aliança
- Simolândia
- Valparaíso de Goiás
- Vila Boa
- Vila Propício
Minas Gerais:
- Arinos, Buritis
- Cabeceira Grande
- Unaí
- Uruana de Minas.