EMATER PROMOVE INTEGRAÇÃO RURAL

Semana da Integração no campo começa com palestras sobre cultivo do gengibre - Foto: Agência Brasília

Escritórios do Gama e de Vargem Bonita se unem para incentivar a produção agrícola do DF

 22 Setembro 2023
Redação AgroDF

 Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) acreditam que a partir da integração entre os profissionais da própria instituição e a interação com os produtores de núcleos diferentes, é possível avançar mais para desenvolver a produção agrícola do Distrito Federal.

Por isso, a Semana da Integração Rural 2023 será realizada conjuntamente pelos escritórios da Emater do Gama e de Vargem Bonita-Park Way. A Semana da Integração começa neste sábado e prossegue até o próximo dia 29.

A zootecnista Cláudia Coelho, gerente da Emater-DF de Vargem Bonita, destacou que a Semana de Integração deste ano pela primeira vez será realizada em parceria com o escritório do Gama. “Acho importante ressaltar a integração entre as duas unidades, reunindo produtores de várias regiões, pois isso promove a troca de experiências e enriquece o conhecimento e as atividades das famílias”, acredita.

Já o engenheiro agrônomo Kleiton Rodrigues, gerente da Emater do Gama, avalia que a integração entre os dois escritórios estimulará a adoção de novas práticas e tecnologias. “A integração entre as duas unidades vai proporcionar o enriquecimento cultural e tecnológico dos nossos produtores”, confia. “Os benefícios dessa junção serão permanentes, com o nosso público ampliando as amizades e as possibilidades de crescimento financeiro, sempre com responsabilidade ambiental”.

Atividades para os produtores

A programação da Semana da Integração Rural inclui: cursos, palestras, reuniões técnicas, oficinas e dois dias de campo, um sobre produção de gengibre e outro sobre piscicultura.

A abertura das atividades começa pela manhã com o Dia Especial do Gengibre em Vargem Bonita. À tarde, na Feira do Produtor do núcleo rural serão realizadas oficinas sobre como fazer biscoito, conserva e gengibre cristalizado. A feira terá também números musicais, atividades infantis e palestras alusivas ao Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio).

Ao longo da semana, a programação prossegue com palestras sobre manejo sanitário de aves, cultivo protegido em hortaliças, técnicas apícolas, cooperativismo e outras temas de interesse dos produtores e das famílias de várias comunidades atendidas pela Emater.

Produção agrícola

Em 2022, o Distrito Federal possuía 15 hectares de gengibre, que geraram 1.050 toneladas da raiz naquele ano, segundo a Emater-DF. Dos 29 cultivadores do gengibre no DF, 23 estão no Núcleo Hortícola Suburbano Vargem Bonita, região administrativa do Park Way. Atualmente, Vargem Bonita concentra a maior produção da raiz cultivado por área produzida.

Os principais produtos de Vargem Bonita, além do gengibre, são alface, brócolis, cebolinha, couve e inhame. O núcleo hortícola reúne 67 chácaras, sendo que 43 ainda pertencem a colonos japoneses trazidos do interior de São Paulo por Juscelino Kubitscheck no início de Brasília.

Na época, agricultores diziam que o solo do Cerrado era de difícil manejo. Ao que o então presidente respondeu com uma frase que ficaria famosa: “Se as terras fossem boas, eu não traria japoneses”. O tempo — e o trabalho árduo das famílias que se estabeleceram no local — provaram que JK tinha razão.

Já no Gama, o forte da produção são as hortaliças folhosas, frutíferas, bovinos de leite e corte e as culturas de grãos e silagem. A Emater atende a 17 comunidades rurais das regiões administrativas do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas. Ao todo, são mais de 2,3 mil produtores assistidos.

 SERVIÇO

Os interessados em participar da Semana da Integração Rural devem ligar para:
Emater-DF do Gama – (61) 3311-9415 ou 99364-2672.
Vargem Bonita – (61) 3311-9420 ou 99678-1550.

Com informações da Emater-DF e Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA