Para Planaltina, o GDF projetou construir mais três escolinhas nas vilas São José, Taquara e Três Conquistas
7 Setembro 2023
Redação AgroDF
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) projetou construir pelo menos cinco creches na zona rural até 2026. Duas já foram inauguradas: a do Núcleo Rural Pipiripau II (Planaltina) – a primeira em toda a história do DF -, entregue em junho; e a do Núcleo Rural Jardim II (Paranoá), aberta em agosto de 2023. Das novas creches projetadas, mais três estão na zona rural de Planaltina, nas vilas São José, Taquara e Três Conquistas.
A localização das creches foi definida em conjunto pela Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura (Seagri) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), após mapeamento das vilas e estudos sobre demandas de educação infantil na zona rural.
Na creche do Pipiripau II, onde vivem 4 mil pessoas, são atendidas 30 crianças com até 3 anos de idade. A escolinha fica próxima à BR-020, tem 238 m² de área construída. Nela foram investidos R$ 500 mil por meio de emenda parlamentar do deputado distrital João Cardoso (Avante).
Já a creche do Jardim II atende crianças entre um e quatro anos de idade. Ocupa 244 m² e fica ao lado do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Jardim II. Recebeu investimentos de R$ 366,4 mil por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Martins Machado (Republicanos).
Creche é priorizada
“Na nossa administração, a educação tem sido prioridade”, afirmou o governador Ibaneis Rocha ao inaugurar a creche do Pipiripau II. “Temos dado uma atenção especial às creches. Esse modelo das áreas rurais queremos implementar em todas as regiões, porque é gratificante entrar num ambiente todo organizado, com segurança alimentar”.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, informou que estão em obras 16 creches em áreas urbanas e rurais. “Com elas, os pais deixam os filhos com tranquilidade, os alunos são alimentados e bem cuidados”, destacou.
Ela informou ainda que no próximo ano letivo os alunos do ensino médio do Paranoá também poderão estudar no Centro de Ensino Fundamental Jardim II, que será transformado em um Centro Educacional (CED). A escola será construída em módulos. Com elas, a SEEDF pretende atender alunos do Paranoá que hoje têm que se deslocar até o PAD-DF para estudar.