A programação vai até sexta-feira no Mané Mercado, que fica ao lado do Estádio Nacional
Abnor Gondim, especial para o AgroDF (*)
22 de maio de 2024
Um brinde ao evento inédito que ocorre de 22 a 26 de maio, na capital do Brasil, em louvor à bebida mais tradicional do país. É quando acontece a primeira edição do Festival da Cachaça de Brasília, com entrada gratuita. O evento terá como palco o Mané Mercado, polo gastronômico ao lado do Estádio Nacional, batizado com o nome do histórico jogador de futebol, e contará com cerca de 200 rótulos de cachaça de 48 expositores de 12 estados e do Distrito Federal.
Os empreendedores do ramo, apreciadores e demais visitantes do evento poderão degustar cachaças e adquirir novos conhecimentos em oficinas com especialistas sobre “Desafios do mercado da cachaça”, “Como beber cachaça”, “Blend Experience” e “Coquetelaria com cachaça”. O evento contará com aulas de coquetéis e gastronomia, e os participantes ajudarão a escolher o melhor petisco produzido com a bebida mais tradicional do país.
Além de exposições, workshops e gastronomia, haverá apresentações musicais de artistas como o cantor e compositor Renato Teixeira, de 79 anos, autor de sucessos como “Romaria” (1977), que faz homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e referências ao caipira e ao romeiro.
A programação musical inclui também samba, chorinho e sertanejo, apresentados por diversos artistas, como as duplas Gilberto e Gilmar e Rick e Rangel. As chefs Di Oliveira e Raquel Amaral, respectivamente, darão o fino trato nas opções gastronômicas e de drinks.
A realização do evento é do Instituto Brasileiro de Integração (IBI), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.
Terra das melhores

O Distrito Federal reúne algumas das melhores cachaças produzidas no país, de acordo com os produtores do segmento. O projeto Cachaças de Brasília incluiu, em 2021, quatro produtos locais no concurso V Ranking Cúpula da Cachaça: Cavaco, Meia-Noite, Remedin e Saracura. A iniciativa brasiliense foi criada para divulgar a produção local e o consumo consciente e moderado do destilado.
Nos últimos anos, a cachaça tem se diversificado e expandido, apresentando crescimento relevante no DF. De acordo com dados da Associação Cachaça de Brasília e da Emater-DF, o segmento faturou R$ 3 milhões em 2023, uma elevação de 15% sobre os R$ 2,6 milhões comemorados em 2022.
Segundo João Chaves, sócio do Alambique Amana do Brasil, a cachaça do DF segue a trilha de êxito já pavimentada por outros agronegócios locais: “É de Brasília o melhor vinho eleito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a melhor cachaça de alambique e o melhor café do Brasil”.
O Alambique Amana do Brasil produz a cachaça Remedin em uma fazenda na região da Fercal, cidade do DF, a 23,7 km de Brasília. Em 2022, o rótulo conquistou o prêmio de melhor cachaça branca artesanal do Brasil e, no ano anterior, medalha de prata na Expocachaça, evento da cadeia produtiva.

Sabor, sucesso e longevidade

No Festival, uma das novidades é o lançamento da cachaça Charles Gordon — 3 Madeiras, produzida pela Casa Studart Cachaçaria, obra do jornalista e doutor em História Hugo Studart, de 62 anos, erguida no polo turístico de Pirenópolis (GO), a 155 km de Brasília.
“Ficou deliciosa, com perfume e sabor que remetem a maçã verde, favo de mel e flor de laranjeira”, detalhou o mestre cachaceiro no rótulo da bebida, criada em homenagem a seu bisavô (1862-1965), produtor de cachaça artesanal no Ceará, criador de cavalos de corrida, líder republicano no Império e fabricante do histórico cosmético Leite de Colônia.
“Fez fortuna no Amazonas, fundou um jornal liberal e foi mantenedor da Santa Casa. Diariamente, bebia vinho no almoço e destilados antes do jantar, whisky ou sua cachaça. Sempre com charutos. Saboreou a vida até os 103 anos”, ilustra o rótulo.
Vida longa e prosperidade aos produtores e degustadores!
Programação do 1º Festival da Cachaça
Oficinas
22/05 – Desafios do mercado da cachaça
23/05 – Como beber cachaça
24/05 – Blend Experience
25/05 – Coquetelaria com cachaça
Shows
22/05
18h20 – Chorinho
21h – Gilberto e Gilmar
23/05
18h30 – Karika
21h – Rick e Rangel
24/05
18h30 – Chorinho
21h – Leandro Kato
25/05
17h – Karika
21h – Renato Teixeira
26/05
16h – Chorinho
19h – Heróis de Botequim
Serviço
Data: 22 a 26 de maio
Horário: 12h30 às 23h
Local: Mané Mercado
Entrada gratuita
Classificação: 18 anos
Informações para a imprensa
Michel Medeiros / (61) 99801-7486
Veronica Soares / (61) 99683-0696