BIOECONOMIA DO CERRADO EM ALTA

O Inova Cerrado oferece incentivos para tirar do papel projetos inovadores de bioeconomia - Foto: Divulgação/CNI

Sebrae abre inscrições ao Programa Inova Cerrado para capacitar pequenas empresas

ABNOR GONDIM
Especial para o AgroDF
17 março 2025

Pequenos negócios inovadores de bioeconomia no Cerrado têm a oportunidade de disputar seleção para receber incentivos técnicos e financeiros, como uma bolsa de R$ 39 mil, valor a ser pago em seis parcelas mensais de R$ 6,5 mil durante seis meses a cada empresa participante.

Esses são alguns dos atrativos do edital do Programa  Inova Cerrado – Módulo Tração, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria no Distrito Federal com a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP-DF).

As inscrições vão até 4 de abril para o segundo módulo do programa, que é destinado a empresas em atividade, dando seguimento ao programa lançado em 2024, cujo primeiro módulo foi Ideação, voltado para ajudar pessoas físicas a tirar do papel ideias de projetos inovadores. Agora serão selecionadas empresas para passar, no mesmo período de seis meses, por aceleração que inclui capacitação, mentorias e ações de mercado.

“O Inova Cerrado é a continuidade de uma estratégia do Sebrae que se iniciou em 2022, o Inova Biomas, um programa de pré-aceleração, quando a gente acelera ideia, e de aceleração de empresas da bioeconomia brasileira”, informa Philippe Figueiredo, coordenador do Inova Biomas. Em 2024, o programa foi expandido para o Cerrado, com a participação de 330 ideias, chegando ao mesmo tempo ao Pantanal.

Segundo o coordenador do Inova Cerrado, Gabriel Barros, o programa foi criado para acompanhar a evolução das ideias selecionadas que viraram empresas. “Esse trabalho vai além da premiação, que é a cereja. O mais importante é o processo”, destaca. “Pelo menos de 10 a 15 propostas do módulo Ideação já estão formalizadas e são boas candidatas ao novo edital”, avalia.

 Agronegócios inovadores

Para participar da seleção, os pequenos negócios precisam apresentar soluções aplicadas a diversos segmentos relacionados aos agronegócios, como Agricultura e Pecuária; Alimentos e Bebidas; Bioenergia e Biocombustíveis; Ecoturismo; Floresta; Fitoterápicos e Nutracêuticos.

Serão escolhidas 20 propostas para o DF e mais seis Estados: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Tocantins. Serão ainda selecionadas até 40 propostas para o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Cada proposta selecionada poderá receber uma bolsa, destinada ao sócio empreendedor da empresa e coordenador do projeto escolhido.

Soluções sustentáveis

Para Figueiredo, a bioeconomia no Cerrado já está dando lucro, mas ele pondera: “Precisamos ter soluções que sejam mais sustentáveis, como soluções para prevenção de incêndio, para deixar o solo mais fértil ao agronegócio, utilizando algas, microorganismos, limpeza da água e compostagem”.

Na seleção das empresas, o analista destaca que é avaliado o impacto socioambiental das soluções. “A bioeconomia é uma das principais economias do Brasil. O Cerrado é um grande player no agronegócio principalmente”, ressalta Figueiredo.

SAIBA MAIS
Acesse o canal de dúvidas e informações: inova.biomas@sebrae.com.br

Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *