ÁGUA PARA QUEM PRODUZ

Com mais de 11km, o sistema vai permitir que os produtores tenha água o ano todo Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Assentamento em Planaltina ganha canal de irrigação, que vai beneficiar 31 famílias de pequenos produtores

17 Setembro 2023
Redação AgroDF

Água o ano todo. Era isso que tanto sonhavam os moradores do assentamento Márcia Cordeiro Leite, em Planaltina. E foi isso que eles ganharam neste sábado (16), quando a vice-governadora Celina Leão entregou 11,5 quilômetros de tubulação do canal da vila, resgatando um sistema de irrigação desativado havia cinco anos. Com o novo canal, os produtores já pensam em ampliar o plantio e vender as próximas safras de hortaliças para o mercado do DF.

A obra beneficia diretamente 31 famílias de pequenos produtores rurais e outras 39 serão atendidas com a futura expansão do canal. O Governo do Distrito Federal investiu na obra R$ 350 mil por meio de emendas parlamentares. Além do canal, Celina Leão entregou as obras de pavimentação na DF-345.

“Essa obra pode não ser perceptível aos olhos, mas é muito importante”, garantiu a vice-governadora. “O canal melhora as condições de trabalho do produtor, além de ajudar o meio-ambiente”. Celina referia-se ao modelo adotado para construir a galeria. São tubos de polietileno e de plástico que dão maior fluidez ao escoamento de água, permite a preservação dos mananciais e possibilitam melhor aproveitamento dos recursos hídricos.

O canal do assentamento, assim como os construídos no Governo Ibaneis Rocha em outros núcleos rurais, foi feito com tubulações resistentes. Os tubos eliminam perda de água, impedem contaminação pelo contato com solo e reduz drasticamente serviços de manutenção.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, lembrou que o antigo sistema de irrigação atendia apenas a seis famílias do assentamento. “Era um canal aberto, que perdia 50% da água por infiltração, além de sofrer com sujeira e assoreamento”, recordou. “Esse sistema de irrigação parou de funcionar em 2018, quando deixou de atender a qualquer produtor”. Agora, com o novo canal, “sobrando água vamos ampliar o fornecimento para as outras 39 famílias que moram no assentamento”, garante Duval.

 Estímulo à produção

O secretário-executivo da Secretaria de Agricultura, Rafael Bueno, explicou que a obra vai estimular a produção rural no assentamento. Até então, os moradores produziam alimentos para atender apenas as famílias do vilarejo porque não havia água suficiente. “Além da oferta de água para beber, que é extremamente importante, o fornecimento vai possibilitar a geração de renda por meio da produção agropecuária, seja por meio de plantio, seja pela criação de animais”, afirmou.

O agricultor Joel Félix, 69 anos, da Associação dos Produtores Familiares do Assentamento Márcia Cordeiro Leite, ficou bastante satisfeito com a obra. “Esse canal chegou para nós como uma luva”, comemorou. “Não conseguíamos plantar na época do sequeiro, só quando chovia. E agora podemos produzir o ano inteiro. Estou me preparando para plantar dois mil pés de pimenta e mil pés de maxixe.”

O produtor rural José Oliveira dos Santos, 49 anos, também está bastante otimista com as possibilidades oferecidas pelo novo canal. Agora, ele pode deixar de pegar água no poço e recolhê-la diretamente da galeria. “Melhorou muito mesmo, consigo produzir mais tomate, vagem, pepino, inhame”, enumerou.

O assentamento Márcia Cordeiro Leite está localizado a 40 km de Brasília. Foi criado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 22 de junho de 2011. O assentamento é atendido pela Emater desde 2012. A empresa ensina técnicas de cultivo e ainda promover cursos de produção de artesanato.

 Com informações da Emater-DF/Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA