A ARTE DO CELEIRO AGRÍCOLA

A exposição no Museu Nacional reúne 200 obras assinadas por 50 artistas mato-grossense - Foto: Erivelto Viana/Sebrae

A exposição no DF mostra a cultura do Mato Grosso, maior produtor agropecuário do país

19 março 2025
Redação AgroDF

O Estado de Mato Grosso é o maior produtor agropecuário do país, mas também é celeiro de Economia Criativa. É o que está mostrando a exposição “Lírica, crítica e solar: artes visuais em Mato Grosso”, inaugurada nesta terça-feira (18) no Museu Nacional da República, em Brasília. São 200 obras – entre telas, fotografias e esculturas – assinadas por 50 artistas, que exploraram diferentes aspectos da rica cultura mato-grossense. Com entrada gratuita, a exposição vai até 11 de maio, na sala principal do Museu, na Esplanada dos Ministérios.

Mato Grosso lidera o agronegócio no Brasil: 36 dos 100 municípios mais produtivos do país estão no estado, segundo análise do Ministério da Agricultura e Pecuária. Já o setor da Economia Criativa está em expansão e já representa 2% dos pequenos negócios da capital, conforme o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), organizador da exposição instalada em parceria com o Governo do Distrito Federal e o Museu Nacional.

“Nosso compromisso é apoiar os empreendedores e fortalecer os setores produtivos do Estado”, afirma Lélia Brun, superintendente do Sebrae/MT. A exposição abre o calendário de celebrações pelos 50 anos da instituição, o que ocorre em setembro. “Temos uma trajetória marcada pela dedicação ao desenvolvimento sustentável e valorização das genuínas expressões culturais mato-grossenses”, afirma.

A fauna e a flora do Pantanal estão presentes na exposição – Foto: Erivelto Viana/Sebrae

Natureza e cuiabania

Os organizadores da exposição selecionaram obras de artistas de oito municípios mato-grossenses: Cuiabá, Canarana, Chapada dos Guimarães, Guiratinga, Nobres, Rondonópolis, Rosário Oeste e Várzea Grande. Foram escolhidas obras que contemplam diversas técnicas, como pintura, aquarela, escultura, objetos, cerâmica, fotografia e documentário.

As peças foram selecionadas a partir de 16 acervos, incluindo três institucionais, três comerciais e 10 privados. O conjunto está distribuído em sete núcleos temáticos: Ancestralidade Indígena e Indigenismo; A Natureza: entre a pujança e a devastação; A Presença da Arte Popular; Conexão com a Religiosidade: A cidade de Cuiabá e a cuiabania; O Povo Mato-grossense e O Grande Mato Grosso.

SERVIÇO

Exposição: “Lírica, crítica e solar: artes visuais em Mato Grosso”
Visitação: Terça a domingo, das 9h às 18h30
Entrada gratuita
Informações: (65) 999211828

Com informações do Sebrae/MT
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *