INMET CHEGA A BARRA DO GARÇA

A estação de Barra do Garça vai ajudar no desenvolvimento da agricultura e na proteção do meio ambiente - Foto: GMS

Mato Grosso ganha nova estação automática de monitoramento meteorológico

 Edição AgroDF
3 dezembro 2025

 O estado do Mato Grosso ganhou um novo aliando para o desenvolvimento do agronegócio e a proteção do bioma Pantanal com a inauguração da nova estação automática de monitoramento meteorológico de Barra do Garça, que desde segunda-feira (1º) passou a integra a rede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Os dados gerados pela estação serão públicos, gratuitos e atualizados de hora em hora. Qualquer pessoa, instituição ou setor produtivo poderá acessar as informações diretamente no portal do Inmet. Os dados podem auxiliar, por exemplo, a prevenir e a combater queimadas na região do Pantanal.

A Estação de Barra do Garça fortalece o sistema nacional de observação meteorológica e amplia a cobertura de monitoramento no Mato Grosso, aumentando a capacidade de coleta de informações essenciais para a defesa civil, o planejamento agrícola, estudos climáticos e outras atividades que dependem de dados confiáveis e atualizados.

Ampliação da rede

O Mato Grosso já conta com outras estações automáticas do Inmet. A unidade instalada agora integra a nova leva de equipamentos implementados em 2025, ampliando a capilaridade da rede e reforçando o compromisso do Governo Federal com a modernização e a democratização do acesso às informações meteorológicas, conforme o Instituto.

Novos equipamentos serão instalados na estação no próximo ano, o que ampliará ainda mais a rede no estado e aprimorará a qualidade e a frequência dos registros meteorológicos, segundo o Inmet.

A instalação da estação em Barra do Garças contou com a parceria da prefeitura do município, que disponibilizou o espaço e a infraestrutura necessária para receber o equipamento. A cooperação permite que a cidade integre o sistema nacional, beneficiando também toda a região e fortalecendo a capacidade de monitoramento climático de Mato Grosso.

Com informações do Mapa
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *