CARNE CLANDESTINA APREENDIDA

A mercadoria foi apreendida no Riacho Fundo após denúncias anônima - Foto: Seagri-DF

Operação encontra duas toneladas de alimentos vendidos em forma de espetinhos

Redação AgroDF
25 abril 2025

Duas toneladas de carne bovina foram apreendidas nesta quinta-feira (24) numa operação de fiscalização da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) realizada num estabelecimento comercial no Riacho Fundo, que produzia espetinhos de forma clandestina, sem ter registro ou autorização dos órgãos sanitários e fazendários do Governo do Distrito Federal.

Os fiscais encontraram diversas irregularidades no estabelecimento, como o processamento da carne em condições insalubres, armazenamento inadequado dos alimentos e ausência de controle de temperatura — fatores que representam sérios riscos à saúde pública, segundo a Seagri.

O estabelecimento foi interditado e os produtos (carne bovina e matérias-primas de origem animal) apreendidos, sendo depois encaminhados para descarte controlado. Além disso, a Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) instaurou processo administrativo contra os responsáveis pelo estabelecimento, que podem ser penalizados conforme a legislação vigente.

Segurança alimentar

“O Governo do Distrito Federal está comprometido com a segurança alimentar da população”, ressaltou o secretário de Agricultura, Rafael Bueno. “A inspeção sanitária é fundamental para garantir que os alimentos cheguem à mesa com qualidade e dentro dos padrões exigidos. O combate à produção clandestina é uma prioridade do GDF, pois protege a saúde pública e os produtores regulares”.

A operação foi deflagrada após uma denúncia anônima contra o comércio clandestino ter sido registrada na Ouvidoria do GDF. Após a operação, a Seagri-DF reforçou a importância da denúncia de atividades clandestinas, lembrando que qualquer cidadão pode colaborar com a fiscalização sanitária.

SERVIÇO

Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 162 ou pelo site da Ouvidoria do GDF (ouvidoria.df.gov.br).

Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *