Novo roteiro turístico é criado com a inauguração da Vinícola Brasília na região do PADF
22 Abril 202
Redação AgroDF
Brasília também produz uva e vinhos. Para estimular a cadeia produtiva desse mercado, o governador Ibaneis Rocha lançou um novo roteiro do turismo rural: a Rota das Uvas. Foi no sábado (20), véspera dos 64 anos da cidade, quando o governador participou da inauguração da Vinícola Brasília, instalada na área do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PADF), um polo do agronegócio na região leste da capital.

Ibaneis Rocha ressaltou que, com o lançamento e a promoção da Rota das Uvas, o governo está estimulando o agronegócio do DF. “Eu tenho certeza que isso aqui vai ser um sucesso, que vai render excelentes frutos para o Distrito Federal, para a nossa economia, para o emprego e para a renda da nossa cidade”, afirmou o governador.
A Secretaria de Turismo vai disponibilizar um guia denominado “A Rota das Uvas de Brasília”, com a relação das vinícolas existentes na região do PADF e os atrativos de cada propriedade, além de destacar o centro desse polo da Eno Cultura: a Vinícola Brasília. O novo roteiro, porém, hoje ainda não estava disponível no site da Secretaria de Turismo.
Cadeia produtiva
A Vinícola Brasília reúne dez vinhedos instalados no PADF, que começou a ser implantado em 1977 numa área de 61 mil hectares em terras das cidades de São Sebastião, Paranoá e Planaltina. Desde 1980, agricultores vindos do Sul do país veem cultivando uvas e produzindo vinhos na região.
Mas no início era apenas a vontade de produzir o próprio vinho. O negócio cresceu. Hoje, o grupo que integra a Vinícola Brasília gera 100 empregos diretos e outros 800 indiretos dentro da cadeia produtiva, incluindo o agroturismo. A estimativa é produzir cerca de 300 mil garrafas por ano.
O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, destacou o potencial desse mercado. “A produção de uvas e vinhos no DF vem crescendo nos últimos anos, possibilitando aos produtores oferecerem experiências diferenciadas aos visitantes, como a visita aos parreirais, gastronomia harmonizada, história e cultura do vinho no DF, além da degustação”, enumerou.
Homenagem a Brasília
A qualidade dos vinhos produzidos em solo brasiliense tem sido atestada pelas premiações recebidas. Exemplo: o Monumental Syrah. Lançado em 2023, ficou entre os 16 melhores na Avaliação Nacional de Vinhos, evento realizado em novembro em Bento Gonçalves (RS) pela Associação Brasileira de Enologia.
Na inauguração da Vinícola Brasília, foram lançados mais quatro rótulos em homenagem à capital: o Rosé Pilotis, o Sauvignon Blanc Cobogó, o Malbec Syrah Croqui, o Malbec Alvorada e o Syrah Alvorada.
Com a Rota das Uvas, os produtores também querem mostrar aos turistas todo o processo produtivo dos vinhos brasilienses, como as técnicas de plantio, as colheitas em épocas diferentes, as variedades e qualidade das uvas, a reutilização da água e a preservação da vegetação típica do Cerrado.
SERVIÇO
Vinícola Brasília
Contato: (61) 99423-4854
Endereço: BR-251 – Km 07 – PADF.