LULA REFORÇA APOIO AO AGRO

Lula e Fávaro: ministro articular reunião do presidente com líderes do agronegócio brasileiro - Foto: Divulgação/Mapa

Presidente alinha com ministro da Agricultura estratégias para fortalecer o setor

28 Fevereiro 2024
Redação AgroDF

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso de apoiar e fortalecer a agropecuária brasileira por meio de medidas que projetam o produtor, estimulem a produção e aumentem a exportação. A manifestação ocorreu durante encontro com o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, realizado terça-feira (27) no Palácio do Planalto.

“Conversei com o ministro Carlos Fávaro e falamos das parcerias estratégicas do setor e de ações futuras para aquecer setores da agropecuária. O trabalho do Governo Federal continua”, afirmou o presidente Lula após a reunião, na qual o ministro fez um balanço sobre as principais ações para fortalecer a estabilidade do agronegócio do Brasil.

Fávaro relatou ao presidente que o Ministério da Agricultura vem acompanhando o comportamento da safra, cuja colheita atual já chega a 40%. O monitoramento permitirá elaborar propostas conforme o desempenho da produção para adotar medidas emergenciais caso o setor enfrente dificuldades não previstas.

“Falamos sobre o momento da agropecuária”, relatou Fávaro. “O presidente determinou que a gente continue a construção de medidas para minimizar qualquer impacto no setor. Estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Fazenda e o BNDES. Vamos ajudar quem precisa e devemos anunciar medidas em março”, antecipou em coletiva à imprensa.

 “Não há crise”

O ministro enfatizou que agropecuária brasileira não enfrenta crise. “Não é uma crise”, assegurou. “Precisamos evitar inadimplência e atender quem teve problema de safra para trazer tranquilidade ao setor, que está sendo uma mola precursora da economia brasileira”.

Para Fávaro, destacou apoio dado pelo Governo Lula vem trazendo segurança jurídica para o agronegócio. Exemplificando, citou que em 2023 foram abertas 78 novas possibilidade de mercado para o Brasil em 39 países, superando os números dos últimos quatro anos. Completou reforçando que neste ano o ritmo está ainda mais acelerado, com 16 novos mercados, um recorde bimestral.

Mercado africano

O ministro informou que também conversou com Lula sobre a ampliação das exportações de carnes brasileiras para países das África, ideia que partiu do próprio presidente após recente viagem ao continente africano. O plano é criar uma comitiva especializada para estreitar relações comerciais com a União Africana, mercado a ser mais explorado para gerar oportunidades, empregos e movimentar a economia brasileira.

O ministro Fávaro declarou ainda que pretende promover reunião oficial entre o presidente Lula e líderes do agronegócio no Palácio do Planalto. A ideia é ouvir diretamente os produtores sobre a atual política agropecuária e colher informações que possam fortalecer o setor. Essa aproximação tem também viés político, já que muitos empresários do agronegócio são considerados seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com informações do Mapa
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA