Missão russa conhece a cadeia produtiva de carnes bovina e de aves do Brasil
12 Dezembro 2023
Redação AgroDF
O Brasil e a Rússia concluíram neste mês mais uma etapa do processo de inspeção sanitária para a continuidade das exportações de carnes bovina e de aves para o mercado russo. Técnicos do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Federação da Rússia (Rosselkhoznadzor), pela primeira vez em 15 anos, estiveram em cinco frigoríficos de produção de carne bovina e em seis de carne de aves em seis estados e no Distrito Federal.
A missão russa também vistoriou fazendas de rebanhos bovinos, aviários e laboratórios oficiais para conhecer, não apenas o modelo de produção, como os controles sanitários em toda a cadeia produtiva. Hoje (12), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) considerou satisfatório o resultado da inspeção.
A missão russa, segundo o Mapa, “fortalece a relação de confiança entre as autoridades sanitárias do Brasil e da Rússia”, reafirmando ainda o compromisso brasileiro “em manter os mais altos padrões de qualidade e segurança em seus produtos agropecuários”. Conforme o ministério, “o diálogo contínuo com países importadores é essencial para que os produtos do agronegócio brasileiro continuem a ganhar espaço no mercado internacional”.
Em 2022, as exportações brasileiras de carne bovina e de carne de aves para o mercado russo somaram US$ 278 milhões e representaram 15,4% da pauta do Brasil. Já entre janeiro e outubro deste ano, o fluxo comercial alcançou US$ 250 milhões, atingindo 22,2% do total das exportações brasileiras para a Rússia.