Secretaria de Agricultura prevê safra recorde para 2023: 184 mil toneladas
8 Setembro 2023
Redação AgroDF
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) estima que a safra de trigo de 2023 atingirá a marca de 184 mil toneladas, um recorde na história do Estado. Diante dessa perspectiva, a Seapa adotou o trigo como tema principal da edição de setembro do boletim “Agro em Dados”, publicação digital mensal sobre o comportamento do setor rural de Goiás.
“Hoje, o Brasil cultiva 3,4 milhões de hectares de trigo, com a maior parte ainda concentrada no Sul do país”, ressalta o secretário de Agricultura, Pedro Leonardo Rezende, em editorial do boletim. “No entanto, há potencial para expandir essa área para 2,7 milhões de hectares nas terras do Cerrado, incluindo o estado de Goiás, sem a necessidade de abrir novas áreas”.
Essa expansão, segundo Rezende, “já está acontecendo, com resultados notáveis alcançados nos últimos anos”. Ele destaca como exemplo Cristalina (GO), que bateu recorde mundial de produtividade com a cultivar BRS 264 da Embrapa. Em 2021, o município produziu 80,9 quilos por hectares/dia.
Rezende explica que, com o conflito entre Rússia e Ucrânia, grandes produtores de trigo, “o Brasil surge como uma alternativa atraente” para países da África e Ásia, como Indonésia e Arábia Saudita. “As projeções indicam que, mantendo o crescimento de 10% ao ano na produção, poderíamos atingir 20 milhões de toneladas até 2030, atendendo tanto ao mercado interno quanto à demanda global”, avalia.
Crescimento de 100%
O secretário lembra que a safra brasileira teve leve queda de 1,4% entre 2022 e 2023, devido a perdas em estados tradicionalmente produtores, como Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A produção goiana, no entanto, não foi abalada. “Aqui, em Goiás, seguimos na contramão desse cenário, com um aumento de mais de 100% na produção em relação à safra anterior”, enfatiza.
Rezende atribui os resultados favoráveis a fatores como o clima, as variedades de trigo adaptadas às condições do Cerrado e o uso de tecnologias de irrigação de ponta. “Esse conjunto de elementos, aliado à dinâmica de preços e à crescente demanda doméstica, torna o trigo uma opção extremamente atraente para a diversificação e o aumento da renda de nossos produtores”, enfatiza.
O boletim “Agro em Dados” está disponível no site da Seapa:
https://www.agricultura.go.gov.br/