Pesquisa revela: entre 10 milhões de produtores rurais, 2,8 milhões estão inadimplentes, a maioria agricultor familiar
4 Setembro 2023
Redação AgroDF
O Brasil bate recorde na produção agrícola, mas 2,8 milhões entre 10 milhões de produtores rurais brasileiros estavam inadimplentes em julho deste ano. É o que aponta a pesquisa Indicador de Inadimplência do Produtor Rural da Serasa Experian, realizada no Distrito Federal e nos 26 estados brasileiros.
Considerando o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017, dos 15,1 milhões de produtores rurais, 10,1 milhões são agricultores familiares. E são justamente esses pequenos produtores os mais endividados.
As regiões com maior número de produtores no vermelho, segundo a pesquisa, são: Norte (40,1%), Nordeste (33,8%) e Centro-Oeste (30,4%). As que tem menos inadimplentes no campo são o Sul (15%) e Sudeste (24,6%). O estado do Amapá apresenta o maior percentual de trabalhadores rurais inadimplentes, enquanto Santa Catarina tem o menor número de endividados.
Para a pesquisa, foram analisados cerca de 10 milhões de perfis de pessoas físicas que têm financiamento rural ou agroindustrial no Cadastro Positivo. Foram inclusos na pesquisa proprietários de imóveis rurais com Cadastro Ambiental Rural (CAR) ou Cadastro Federal de Imóveis Rurais (Cafir).
Para o diretor de Agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, o percentual de inadimplência entre trabalhadores rurais não é alarmante. “Esse número pode ser considerado baixo quando comparado com toda a população negativada, índice que chegou a 43,7% em julho deste ano”, pondera. “Estudo que fizemos em março deste ano mostra que o índice permaneceu praticamente estável, com aumento de 1%”.