TEM MORANGO NA MERENDA

As escolas de Brazlândia, maior produtor de morango, foram as primeiras a receber a fruta - Foto: André Amendoeira/SEE-DF

Com a volta às aulas, a fruta retorna aos 460 mil alunos da rede pública do DF

 07 Agosto 2024
Redação AgroDF

Morango. Esta é a fruta da estação que agora, na reabertura do segundo semestre do ano letivo, volta a ser incorporada à merenda dos 460 mil alunos da rede de ensino público do Distrito Federal. E junto com o morango, os estudantes também vão ter outros alimentos produzidos por agricultores do DF, como queijo muçarela e manteiga.

Todo ano escolar, a Secretaria de Educação (SEE) incrementa a merenda escolar com novos ingredientes e frutas da temporada. No caso do morango, em agosto, período da colheita da safra, a fruta retornou ao cardápio das escolas de todas as 14 regionais de ensino do DF.

As escolas de Brazlândia, principal produtor de morango de todo o Distrito Federal, foram as primeiras a receber a fruta. A diretora do Centro Educacional (CED) Incra 8 de Brazlândia, Solange Pereira, comemorou: “A nossa merenda tem ampla aceitação pelos estudantes, que podem repetir as quatro refeições diárias, entre café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A alimentação é rica e variada, composta por frutas como melão, maçã, morango, mamão, entre outras, que chegam toda semana, assim como as proteínas, o queijo e a manteiga”.

Já a diretora do Centro de Educação Infantil (CEI) 03 de Brazlândia, Cláudia Vieira Benito, destaca a qualidade dos alimentos recebidos. “Temos nos surpreendido positivamente com o trabalho das merendeiras, que preparam com todo carinho um lanche muito gostoso, com variedade de frutas e hortaliças, que chegam à escola toda segunda-feira pela manhã”, declarou. “As crianças aceitam muito bem, e alguns querem repetir até três vezes”.

Quem contribui para que esses alimentos cheguem aos alunos é a agricultora Gleiciane Cristina, do Núcleo Rural de Betinho, em Brazlândia. “A agricultura familiar produz de tudo um pouco: hortaliças, pimentão, tomate, repolho e todo tipo de frutas, entregues diretamente para as escolas daqui”, relatou.

A produtora explicou sobre os cuidados com a fruta: “O morango é um fruto mais delicado ao toque, amassa fácil, além de ser sensível ao calor, podendo mofar. Por isso, fazemos uma seleção dentro do caminhão, ao abastecermos o veículo refrigerado, e também depois do transporte, durante a entrega na escola, para garantir a entrega do produto de melhor qualidade.”

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA