SOJA GOIANA BATE RECORDE

A safra de soja de 2025 aumentou 18,6% em relação à colheita de 2024 – Foto: CNA

Com a colheita concluída, safra do grão chega a 20,1 milhões de toneladas

Edição AgroDF
18 outubro 2025

Produtores goianos estão comemorando o resultado da colheita de soja da safra 2025, já concluída. Foram colhidas 20,1 milhões de toneladas, com crescimento de 18,6% em relação à safra de 2024, batendo, assim, novo recorde na produção de soja. O bom resultado foi impulsionado pelo crescimento de 2,3% da área plantada, passando de 3.424 quilos por hectares para 3.971 kg/ha, fazendo a produtividade aumentar 16%.

Com esse resultado, Goiás se mantém entre os três maiores produtores de soja do país, segundo dados divulgados pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE também projeta mais um recorde para a safra do sorgo, uma das principais culturas do estado. Segundo o instituto, a produção deve aumentar 20%, podendo chegar a 1,8 milhão de toneladas. O esperado resultado deve-se à expansão de 11,3% da área plantada, com previsão de aumentar 7,9% no rendimento anual. Confirmado esse resultado, Goiás continuará sendo o maior produtor brasileiro de sorgo.

Outras culturas

Além da soja e do sorgo, o IBGE projeta colheitas expressivas para outras culturas. É o caso da terceira safra de feijão, que deve aumentar 14,7%; da segunda safra do milho, com previsão de alta de 23,6%; e do trigo, que tem a perspectiva de crescer 33,6%, com rendimento médio 25,7% superior à safra anterior. Já a safra da cana-de-açúcar deve atingir 85,5 milhões de toneladas, avanço de 7,5% sobre 2024, com aumento de 15,6% na área plantada.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, o bom desempenho da agricultura goiana deve-se a “políticas públicas voltadas à inovação, à assistência técnica e à ampliação do acesso a crédito como o FCO Rural, que 2019 até agora aprovou mais R$ 4,4 bilhões nas culturas destacadas no levantamento do IBGE”.

 Com informações da Agência Cora Coralina
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *