Município Pontal do Araguaia (MT) faz o maior panelaço e fica com o título, que então pertencia a Goiânia
17 dezembro 2024
Redação AgroDF
É tempo de pequi. E tempo também de disputas para saber quem faz o maior arroz carreteiro com pequi do Brasil. O título, este ano, vai para o município de Pontal do Araguaia, no Mato Grosso, onde foram servidas 4,28 toneladas do tradicional prato para 5 mil pessoas durante o 4º Festival Regional do Pequi, realizado nos dias 13 e 14 de dezembro. É o novo recorde nacional, segundo o RankBrasil.
O panelaço de arroz carreteiro com pequi foi preparado por 14 pessoas, que usaram um panelão gigantesco, com 3,65 metros de diâmetro, um metro de altura e capacidade para 10 mil litros.
Na receita foram usados 429 quilos de pequi, 635 kg de arroz, 450 kg de carne bovina, 100 kg de cebola, 100 litros de óleo, 55 kg de alho, 50 kg de pimenta de cheiro, 37 kg de sal, 8 kg de chimichurri, 11 kg de cheiro-verde, 7 kg de alcatrão e 5 kg de colorau.
Capital do Pequi
O prefeito de Pontal do Araguaia, Adelcino Francisco Lopo, revelou que a ideia foi inspirada nos panelaços realizados em municípios de Goiás, onde o pequi é um ícone da culinária e da tradição goiana. O prefeito ficou orgulhoso ao saber que Pontal do Araguaia bateu o recorde dos goianos.
“Somos a capital do pequi”, gabou-se. “Então queríamos mostrar a nossa cultura para os outros municípios. Nós ficamos muitos felizes com o recorde, é o segundo que nós quebramos, depois da maior fogueira”.
Em Goiânia, a 4ª Festa do Pequi foi realizada em 24 de outubro de 2024. Foram servidas 4 mil refeições de arroz com pequi para mais de 3 mil pessoas. No preparo do prato, foram usadas 50 sacas de pequi, 300 quilos de arroz, 300 quilos de carne, 60 quilos de cebola, 20 quilos de sal, 10 quilos de caldo de carne em pó e 10 litros de pimenta.
Pelo volume de ingredientes e pelo número de refeições servidas, Goiânia vai ter que se esforçar mais para tirar o título conquistado pelo Pontal do Araguaia.