QUEIJO DO DF GANHA PRÊMIO

A Rota do Queijo tem estimulado e melhorado a produção artesanal no DF - Foto: Divulgação

Com nove medalhas, duas queijarias brasilienses sobem ao pódio em concurso nacional

19 Julho 2024
Redação AgroDF

Nove queijos de cabra fabricados por dois produtores do Distrito Federal subiram ao pódio do VII Prêmio Queijo Brasil, realizado na semana passada em Blumenau (SC). A empresária Giovana Navarro, da Caríssima Queijaria Artesanal, do Lago Oeste, levou duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Já a produtora Gilda Barbosa, da Queijaria Walkyrua, de São Sebastião, arrebatou uma medalha de ouro e uma de prata.

Ao comemorar a conquista, Giovana declarou que a premiação é o reconhecimento do trabalho que ela e o marido Aureliano de Almeida Sampaio Filho realizam há 25 anos. “O prêmio é importante porque faz não só a sociedade, mas também outros órgãos do governo, a enxergar a capacidade produtiva da nossa cadeia”, ressaltou Giovana.

A Caríssima Queijaria já havia sido premiada em dois concursos: no mundial de queijos realizado em São Paulo e na Expoqueijo Brasília, que aconteceu em junho deste ano em Araxá (MG). Giovana e Aureliano trabalham com cabras há 25 anos, mas somente há quatro anos é que conseguiram regularizar a queijaria, que atualmente integra a Rota do Queijo Artesanal do DF. O passeio integra turismo rural, degustação de vinho e tábuas de queijos.

Já a produtora Gilda Cabral, premiada pela primeira vez, entende que a premiação consagra o trabalho de superação que tem experimentado na fabricação dos alimentos, principalmente do queijo coalho. “Produzir laticínios no Distrito Federal sempre foi um desafio”, declarou. “Mas com a Rota do Queijo e outros incentivos da Emater-DF e do GDF, temos boas perspectivas de consolidação da cadeia”.

Ambas produtoras ressaltaram o apoio da Emater-DF para melhorar a qualidade dos alimentos e subir ao pódio do VII Prêmio Queijo Brasil. O concurso foi criado em 2014 e que envolve produtores rurais, comerciantes, consumidores, chefes de cozinha, jornalistas, técnico e empresários do ramo de bares e restaurantes. A cadeia produtiva do queijo de cabra reúne cerca de 50 mil famílias em todo o país, segundo a Emater-DF.

Veja o quadro de medalhas obtidas pelos produtores do DF. O resultado geral está no seguinte link: premioqueijobrasil.com.br.

Com informações da Emater-DF
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *