Ampliação do Distrito Agroindustrial visa atrair empresas e gerar empregos
Edição AgroDF
23 setembro 2025
Para atrair novas empresas e gerar empregos, a área do Distrito Agroindustrial de Porangatu (GO) vai ser ampliada em mais 104 mil metros quadrados, passando a ter 577 mil m². Para a expansão do parque, a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, assinou nesta segunda-feira (22) a escritura de transferência da área para a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), que administra o Distrito Industrial.
A escritura foi recebida pelo presidente da Codego, Francisco Jr., em solenidade realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu (Aciap). Os empresários vinham reivindicado a expansão do distrito, a regularização dos terrenos e mais investimentos em infraestrutura.
O polo industrial, localizado às margens Rodovia Belém-Brasília (BR-153), abriga atualmente 13 empresas, a maioria ligada ao agronegócio, como a produção de alimentos. A expansão do parque é considera essencial para atrair novas empresas, gerar empregos, criar renda e estimular o desenvolvimento econômico da região Norte de Goiás.
Segurança jurídica
Além de expandir a área do distrito, a Codego busca oferecer segurança jurídica às empresas. “Há cerca de dez anos foi iniciado um processo para regularizar as áreas e oferecer segurança jurídica às empresas instaladas”, lembrou Francisco Jr. O próximo passo segundo o presidente da Codego, é regularizar os lotes e entregar as escrituras. “Isso garante segurança para quem já está aqui e cria condições para atrair novos investimentos”, destacou.
Para a prefeita Vanuza Valadares, a concessão do terreno é um avanço na política de desenvolvimento do município. “Essa área há muitos anos serve para impulsionar o setor industrial de Porangatu, mas ainda não estava regularizada”, ressaltou. “Com essa formalização, a prefeitura terá condições de promover as melhorias necessárias dentro do distrito e atrair novas empresas. É uma conquista fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, que cresce e se fortalece a cada dia”.
A economia de Porangatu
A agropecuária é a base da economia de Porangatu, com destaque para a criação de carne de corte e leite. O município foi pioneiro na região no cultivo de soja, diversificando a produção agrícola, que antes era predominada pelo arroz de cerqueiro.
O comércio também se destaca, transformando a sede do município num importante centro atacadista da região Norte de Goiás. A agroindústria vem ganhando força com políticas de incentivo da Prefeitura de Porangatu e do Governo do Estado, por meio de programas como o Produzir e da instalação de empresas no Distrito Agroindustrial.
COMENTÁRIOS