PACOTE PARA REFORMAR ESTRADAS

Desde 2019, mais de 7.500 km de vias rurais foram recuperados - Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Ibaneis antecipa plano para recuperar vias que atendem os quatro polos rurais do DF

16 fevereiro 2025
Redação AgroDF  

Um pacote de reformas de estradas que atendem as zonas de produção rural do Distrito Federal foi antecipado neste sábado (15) pelo governador Ibaneis Rocha, durante a solenidade em Planaltina que deu início a primeira colheita de soja da safra 2024-2025.  O governador não revelou o volume dos recursos a serem aplicados nas reformas.

No pacote está prevista a reforma da rodovia DF-320, que beneficia diretamente os produtores de Planaltina. “Como eu sempre gosto de observar, nós passamos pela DF-320, que já não tem mais como tapar os buracos”, ressaltou Ibaneis. “Vamos fazer essa obra para resolver o problema dos produtores daqui”.

Em 2024, o Governo do Distrito Federal reformou mais de 1.500 km de estradas rurais, segundo o secretário da Agricultura, Rafael Bueno. Desde 2019, mais de 7.500 km de vias rurais foram recuperados.

O Distrito Federal conta com 19.500 propriedades rurais em 21 regiões administrativas, divididas em quatro polos produtivos, com população estimada em 110 mil habitantes, segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).

Infraestrutura rural

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, ressaltou que o GDF vem investindo para melhorar a infraestrutura rural, além de levar insumos, produtos e conhecimento técnico aos agricultores.

“Nós tratamos da infraestrutura rural”, afirmou José Humberto. “É o que possibilita o melhor escoamento dos produtos, vias mais organizadas e mais bem pavimentadas. Quando você tem vias muito ruins, acaba tendo um grande desperdício. É por isso que nós temos uma área rural muito boa”.

As perdas com transporte de produtos agrícolas podem chegar a 5%, segundo secretário de Agricultura, Rafael Bueno. “Quando a gente tem rodovias melhores, perdemos menos”, ressaltou Bueno. “E perder menos é mais soja sendo comercializada, mais dinheiro no bolso do produtor, mais emprego e o Distrito Federal crescendo”.

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA