OPERAÇÃO RESGATA 100 CÃES

A operação foi realizada após denúncias de moradores atacados pelos cães - Foto: Administração da Candangolândia

Crianças e animais conviviam em precárias condições em casa na Candangolândia

14 de janeiro de 2025
Redação AgroDF

Pelo menos 100 cães foram resgatados nesta terça-feira (14) da casa de uma acumuladora na Candangolândia (DF), onde também foram encontradas crianças convivendo com os animais num ambiente em precárias condições de higiene. As crianças foram atendidas pelo Conselho Tutelar da região e os animais encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses. A tutora dos animais foi presa em flagrante e indiciada por maus-tratos, crime cuja pena pode variar de dois a cinco anos de reclusão.

O resgate foi feito por meio da operação “Êxodo 6:6”, realizada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra Animais (DRCA) com o apoio da Secretarias de Agricultura (Seagri), da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan) e do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT).

A residência, localizada na QR 2 da Candangolândia, não oferecia condições mínimas de habitabilidade. Estava repleta de carcaças e objetos velhos. Fezes e urina se espalhavam pela casa, onde a operação detectou infestação de pulgas, carrapatos e sarna. Muitos cães estavam bastante magros, defecavam sangue, tinham feridas espalhada pelo corpo e apresentavam sinais de estarem contaminados por zoonoses, doenças transmitidas entre animais e pessoas.

Denúncias de moradores

A operação começou a ser montada após a Polícia Civil receber denúncias de moradores da Candangolândia, que teriam sido atacados pelos cães da residência.  Antes da operação, foram feitas várias negociações com a tutora para solucionar o problema dos animais. Inclusive, foi proposto que os animais fossem castrados e encaminhados para a adoção, mas a tutora não concordou, segundo o administrador da Candangolândia, Marcos Paulo Alves da Silva.

Para o administrador, a operação foi uma importante vitória da comunidade. “A maior vitória é poder devolver dignidade e tranquilidade para os moradores da região, como também para as crianças e os animais que se encontravam em uma situação insalubre”, afirmou Silva.

A operação também contou com a ajuda de protetoras independentes de animais, que auxiliaram no resgate e encaminhamento dos cães, além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que foi acionado para remover o entulho encontrado na residência.

Os pets resgatados receberam inicialmente atendimento no Hospital Veterinário Público de Brasília (Hvep) antes de serem levados para Centro de Controle de Zoonoses. A policia não informou o nome da tutora.

SERVIÇO

“Êxodo 6:6” é uma passagem bíblica, segundo a qual o Senhor diz a Moisés que livrará os filhos de Israel “da servidão e vos resgatarei com braço estendido”. Essa passagem bíblica foi usada para batizar a operação, buscando reforçar “o compromisso da PCDF em combater crimes de maus-tratos a animais e garantir a segurança da população”.

Denúncias envolvendo maus-tratos a animais podem ser feita à Polícia Civil pelo telefone 197 (opção O), pelo WhatsApp (61) 98626-1197 ou pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br.

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA