Recursos são destinados a pequenos produtores do Centro-Oeste e Norte
Edição AgroDF
11 julho 2025
Os pequenos produtores rurais das regiões Centro-Oeste e Norte vão poder contar com microcrédito de R$ 1 bilhão, oriundo dos Fundos Constitucionais de Financiamento. Para cada região estão destinados R$ 500 mil, segundo anunciaram nesta quarta-feira (9) os Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O ministro da Integração, Waldez Góes, ressaltou a importância desses recursos para aquelas regiões: “Estamos falando de crédito, mas de um crédito que vem acompanhado de assistência, orientação e inovação”, destacou Goiás. “Há toda uma complementaridade que garante segurança para dar certo”.
Já o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que a iniciativa fortalece as políticas públicas voltadas para reduzir as desigualdades no Brasil. “Programas como esse fazem essa desigualdade diminuir e geram oportunidades”, afirmou. ““No Ministério da Agricultura, nós criamos alguns programas complementares, por exemplo, dentro do Caminho Verde Brasil, que é o programa tão bem estruturado pelo governo do presidente Lula, voltado à recuperação de áreas degradadas”, explicou Fávaro.
Edital de credenciamento
Durante o anúncio, os ministros assinaram o Edital de Credenciamento do Microcrédito Produtivo Orientado para repasses dos Fundos Constitucionais ao microcrédito. O edital visa credenciar instituições financeiras que atuarão na concessão de crédito a agricultores familiares em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica.
A iniciativa integra o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com foco na promoção da geração de trabalho e renda por meio da oferta de linhas de financiamento específicas para agricultores familiares, com acompanhamento técnico e orientação ao crédito.