MAIS ÁGUA PARA RIO PRETO

Ibaneis inaugurou a ampliação da rede de irrigação do Rio Preto - Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Ibaneis entrega 6,5 km de canais de irrigação e 60 reservatórios em Planaltina

Edição AgroDF
5 outubro de 2025

As 300 famílias que moram no núcleo rural Rio Preto, em Planaltina (DF), estão sendo beneficiadas com a construção de 6,5 quilômetros de canais de irrigação e a instalação de 60 tanques lonados com capacidade para armazenar 25 milhões de litros de água

O conjunto faz parte da primeira etapa do projeto de modernização hídrica da vila, inaugurado neste sábado (4) pelo governador Ibaneis Rocha, que também assinou ordem de serviço para a construção de sistema de esgoto no Setor Estância, em Planaltina.

A obra, segundo Ibaneis, objetiva levar segurança hídrica para a população rural, incentivar os produtores e aumentar a produção agropecuária de Planaltina. Grande parte desses produtos é adquirida pelo Governo do Distrito Federal para abastecer a merenda escolar, hospitais públicos e instituições assistenciais, fortalecendo, assim, a cadeia produtiva.

“É um trabalho conjunto, feito por várias mãos”, definiu Ibaneis. “Nós temos certeza que vamos, cada vez mais, aumentar a produção no Distrito Federal, tornando a nossa capital sustentável do ponto de vista da alimentação”, destacou o governador.

O projeto prevê a construção de 16,5 km de canais de irrigação e 247 reservatórios, com capacidade para armazenar mais de 100 milhões de litros de água, beneficiando as 300 famílias que vivem em 247 propriedades rurais da região.

Meio ambiente

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Rafael Bueno, ressaltou a importância da inauguração da primeira etapa do projeto. “O produtor não tinha condição de fazer uma irrigação muito eficiente, hoje ele tem água em abundância durante o ano todo”, destacou Bueno.

Quanto aos reservatórios, o secretário explicou: “Quando a gente reserva água nesses tanques, a gente diminui a captação direta do córrego e também dos canais, então a gente acaba contribuindo com mais água no sistema e é mais água disponível inclusive para a população que vai fazer o consumo”.

Contemplado com um taque lonado, o produtor Wuander Monhol (32 anos) comemorou. “Antes, a gente tinha um problema aqui de falta de água”, lembrou. “Às vezes, na época da seca, o vizinho usava mais água lá em cima e aí a gente ficava com o que sobrava. Agora, tendo o reservatório, já temos uma garantia a mais para poder molhar as nossas plantas neste período de seca severa. Isso aqui, para mim, foi inesperado, chegou do céu”.

O projeto está sendo executado em parceria entre o GDF, Seagri, Emater e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Participam ainda a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e a Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo (APV). Hoje, o Distrito Federal conta com aproximadamente 250 km de canais de irrigação, sendo que mais de 150 km já foram tubulados, com recursos do GDF, de emendas parlamentares e de acordos de cooperação técnica.A Bacia Hidrográfica do Rio Preto é considerada o coração da agricultura irrigada do DF, concentrando 74% da área irrigada. Do total de 23 mil hectares, 17 mil estão nessa área.

Ibaneis também assinou ordem de serviço para construção de rede de esgoto no Setor Estância – Foto: Lúcio Bernardo Jr – Agência Brasília

Reunião com produtores

Após a cerimônia, o governador reuniu-se com cerca de 150 produtores em um almoço na sede da Associação dos Produtores Rurais do Rio Preto (Aprorp). No encontro, reafirmou o compromisso de apoiar os agricultores para aumentar a produção rural do DF.  “Nós temos que dar condições para o homem que resolveu se fixar no campo – até para que ele possa ter esperança para os seus filhos de dizer que vale a pena cuidar do agro – cuidar do campo na nossa cidade”, declarou Ibaneis.

O presidente da Aprorp, Eduardo Ceolin Tiggermann, reconheceu o trabalho do GDF para apoiar os produtores de Planaltina. “Nós nunca tivemos uma proximidade tão grande com o governo aqui do DF”, enfatizou Tiggermann. “Em um ano, é a segunda vez que o governador Ibaneis vem aqui para ter essa conversa conosco. Para nós, é importante que haja essa comunicação próxima do setor produtivo com o governo. Então, ficamos muito felizes com a vinda dele para agradecer as demandas que foram atendidas e para atender às que existem”.

 Rede de esgoto

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai investir R$ 7,1 milhões nas obras de complementação do sistema de esgotamento sanitário do Setor Estância, em Planaltina. O empreendimento integra o projeto de ampliação da cobertura de saneamento básico no DF para melhorar as condições sanitárias e, com isso, reduzir riscos de doenças causadas por contaminação da água e preservar os mananciais.

O projeto prevê a instalação de 7,7 km de novas tubulações para atender 601 residências, beneficiando mais de 2 mil moradores. Ibaneis, ao assinar a ordem de serviço, lembrou que a obra é uma antiga reivindicação da comunidade para acabar com o esgoto a céu aberto e reduzir a poluição dos mananciais. “Então, vem em bom momento essa obra da Caesb, que se integra com essa obra que nós entregamos na Bacia do Rio Preto”, ressaltou.

O presidente da Caesb, Luis Antonio Reis, destacou que faltava apenas a assinatura da ordem de serviço para iniciar as obras. “A obra começa imediatamente”, anunciou Reis, acrescentando que em 30 dias a Caesb lançará o edital de licitação para a construção da elevatória de esgoto.

“É uma obra muito grande”, salientou. “A elevatória, quando estiver pronta, vai levar todo esse esgoto para a nossa estação de tratamento, beneficiando o meio ambiente”. Atualmente, conforme  Reis, o córrego que abastece o Setor Estância recebe esgoto de fossas, que poluem os afluentes. “Tudo isso vai acabar”, garantiu Reis. “Então, é uma obra muito importante para a comunidade”.

Com informações da Agência Brasília e Caesb
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *