IBRAM TREINA 150 BRIGADISTAS

O Ibram já começou a preparação de 150 brigadistas para combater incêndios florestais no DF - Foto: Agência Brasília

Equipe começa a ser capacitada para enfrentar o clico de queimadas 2026-2027

Edição AgroDF
9 fevereiro 2026

Começou nesta segunda-feira (9) a primeira etapa do curso de qualificação de 150 brigadistas florestais que atuam nas unidades de conservação do Distrito Federal. O curso, que integra o Plano Estratégico de Treinamentos dos Brigadistas Florestais (Petbrif), visa preparar a equipe para enfrentar, com maior segurança e eficiência, os incêndios florestais durante o ciclo 2026-2027.

O treinamento é feito em parceria entre o Instituto Brasília Ambiental Ibram e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF). A primeira etapa do curso vai até o próximo dia 12. A segunda ocorre entre 23 e 25 de fevereiro, no Centro de Formação da Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae). Outras etapas serão realizadas até à chegada do período das queimadas.

Cada curso tem 16 horas de duração, sendo oito horas de aulas e teóricas e oito de atividades práticas, com foco no uso correto dos equipamentos, na prevenção de acidentes, no manejo integrado do fogo, na proteção das unidades de conservação e na segurança das comunidades do DF.

Na primeira etapa estão sendo capacitados os chefes de brigada, que depois atuarão como multiplicadores desse conhecimento junto às equipes. Após essa fase, os brigadistas receberão treinamento sobre operação e manutenção de motosserras e roçadeiras.

Para a vice-governadora Celina Leão, capacitar os brigadistas é investir na preservação do Cerrado e na proteção da vida. “São profissionais que atuam na linha de frente, enfrentando riscos diariamente, e que precisam estar preparados técnica e operacionalmente para responder aos desafios cada vez mais complexos impostos pelos incêndios florestais”, ressaltou Celina.

O presidente do Ibram, Rôney Nemer, destacou que a qualificação permanente dos brigadistas é essencial para garantir eficiência e segurança nas ações de campo. “O trabalho dos brigadistas florestais exige preparo técnico, domínio de protocolos e atenção rigorosa à segurança”, enfatizou Nemer. “Essa capacitação reforça nosso compromisso com a prevenção, o manejo integrado do fogo e a proteção das unidades de conservação do DF”.

Operação Verde Vivo 2025

A Operação Verde Vivo 2025, coordenada pelo Corpo de Bombeiro Militar do DF, apresentou resultados positivos em relação a 2024. Houve redução média de 24,07% no número de ocorrências e diminuição de 28,73% na área queimada no Distrito Federal.

Ao todo, foram 10.378,63 hectares preservados, uma extensão territorial equivalente à soma das áreas de 11 Regiões Administrativas do DF, entre elas Arapoanga, Guará, Águas Claras, Cruzeiro, Candangolândia, Sudoeste, Octogonal e Varjão.

Na fase inicial da operação, voltada à preparação e prevenção, o CBMDF capacitou 1.926 pessoas, sendo 1.157 do próprio Corpo de Bombeiro e 769 voluntários de comunidades do Distrito Federal.
Durante o período crítico de combate aos incêndios, além das equipes de plantão diário, foram empregadas 28 guarnições por dia, totalizando 112 bombeiros militares em regime de serviço voluntário.

O uso de aeronaves foi decisivo para aumentar a eficiência do combate e reduzir o desgaste físico e os riscos aos bombeiros. O avião Nimbus foi acionado 195 vezes, realizando 195 lançamentos, com o despejo de 269.454 litros de água em 104,4 horas de voo. Já o helicóptero Resgate 08 atuou em 49 vezes, lançando 25.200 litros de água em 28,3 horas de voo.
Foi implementado ainda o Projeto Piloto de Resgate de Fauna Silvestre Vertebrada. Entre 1º de agosto e 31 de outubro, foram resgatados 165 animais silvestres, entre mamíferos, aves e répteis, muitos deles desabrigados pelo fogo ou em busca de água e alimento, especialmente em áreas residenciais.

Com informações do Ibram e CMBDF
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *