Em 24 de abril também é comemorado o Dia Internacional do Milho
24 Abril 2024
Redação AgroDF
Todo dia é dia de churrasco. Mas no domingo, churrasco é ainda mais do que especial. E não se trata apenas de assar carne e tomar cerveja. É um rito de confraternização entre amigos, parentes e agregados. É por tudo isso que o churrasco virou uma tradição brasileira. E é também por tudo que representa que em 24 de abril é comemorado o Dia do Boi e do Churrasco, além de ser o Dia Internacional do Milho.
A data homenageia o setor que produz as carnes que vão para a churrasqueira: a agropecuária brasileira. Afinal, o Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E é o primeiro do ranking mundial em exportação desse produto, vendendo para 159 países.
Somente em 2023, o Brasil exportou 2,536 milhões de toneladas de carne bovina in natura e processada, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os principais compradores da carne brasileira são: China, Estados Unidos, Chile, Hong Kong e Emirados Árabes Unidos.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que em 2024, a produção de carne bovina vai chegar a 10 milhões de toneladas. Destas, 6,6 milhões serão destinadas ao mercado interno e 3,5 milhões de toneladas devem ser exportadas.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, lembra que novos mercados estão sendo abertos. No início de 2023, o Brasil passou a exportar carne bovina in natura para o México e a República Dominicana. Vendeu também carne bovina enlatada para o Japão e carne bovina processada para Singapura. Motivo a mais para comemorar com um bom churrasco.
Dia Internacional do Milho
Assim como o boi, do milho nada se perde. Rico em fibras e bioativos, o milho está presente tanto na alimentação de suínos e aves quanto na mesa dos brasileiros. Os grãos servem como ração e pipoca, enquanto a massa pode virar pamonha, curau, bolo e até sorvete. A palha e a espiga são transformadas em peças artesanais. E mais: o milho também é usado para a produção de bioetanol e silagem.
O Brasil cultiva diversas variedades de milho, o segundo grão mais produzido no país, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em quase 50 anos, a área plantada aumentou 88,8%, enquanto a produção brasileira de milho cresceu 585%. Hoje, o Brasil é o maior exportador do mundo e o terceiro maior produtor de milho do planeta.
Atualmente, o milho é a principal cultura cultivada na segunda safra brasileira, segundo a Conab. A expectativa para este ano é produzir 110,9 milhões de toneladas, das quais 84 milhões são destinadas ao mercado interno. Do total da produção, 23,3 milhões de toneladas serão colhidas na primeira safra e 85,6 milhões na segunda. Os principais estados produtores são: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.
As exportações do grão somaram mais de US$ 13,4 bilhões em 2023. Até março de 2024, já foram exportados mais de US$1,6 bilhões. No ano passado, 120 países importaram o milho brasileiro. Os principais compradores são: China, Japão, Coréia do Sul, Irã e Taiwan.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao se juntar às comemorações do Dia do Boi e do Churrasco e do Dia Internacional do Milho, ressaltou: “O Brasil é esse grande produtor de alimentos graças a nossa agropecuária forte, geradora de renda e oportunidade”.