Pavimentação de 1.855 km fortalece a produção agrícola e melhora a vida no campo
18 março 2025
Redação AgroDF
Em pouco mais de um ano, o Governo do Distrito Federal recuperou cerca de 1.855 quilômetros de estradas na zona rural, o equivalente a distância entre Brasília e Maceió (1.895 km). As obras mais recentes, realizadas em fevereiro e início de março, totalizaram 52,5 km de estradas em quatro regiões administrativas: Lago Norte, Gama, Ceilândia e Planaltina.
As obras no Lago Norte somaram 27,3 km de vias localizadas nas seguintes comunidades rurais: Jerivá, Escola da Árvore e Córrego do Urubu, onde a estrada também recebeu resíduos produzidos pela indústria da construção civil.
No Gama, foram recuperados 14,1 km de vias na Ponte Alta Norte; na Ceilândia, as obras beneficiaram 6,1 km na região da Chácara Garça; e em Planaltina, 5 km da estrada do Assentamento Bela Vista receberam serviços de compactação e drenagem, segundo a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Sagri).
Escoamento e mobilidade
A abertura e a recuperação de vias rurais integram as ações do Governo Ibaneis Rocha para desenvolver todos os setores da economia. “As estradas pavimentadas não só melhoram a trafegabilidade, mas também ajudam no escoamento da produção, o que tem impacto direto no aumento da produtividade e, consequentemente, no desenvolvimento econômico da região”, explicou o secretário de Agricultura do DF, Rafael Bueno.
Essas ações também têm impacto direto na melhoria da qualidade de vida das famílias que trabalham e moram no campo. “Com a manutenção e recuperação das vias, garantimos um deslocamento mais seguro e confortável, além de facilitar o acesso a serviços essenciais como saúde, segurança e educação”, reforçou o subsecretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Cristiano Rodolpho.
Além de obras de viárias, a Sagri também vem investindo na recuperação e ampliação da rede de canais de irrigação. No ano passado, foram instados 26,7 km de tubulações e recuperados 4,8 km de canais, conforme a secretaria.