Ao lado do Rodeio de Jaguariúna, que ocorre no fim de setembro, maior exposição de flores e plantas da América Latina movimenta economia em um raio de 180 km, segundo o Campinas e Região Convention & Visitours Bureau e a Abrasel.
G1
Maior exposição de flores e plantas da América Latina, a Expoflora dá largada nesta sexta-feira (25) a 40ª edição com expectativa de receber mais de 400 mil pessoas ao longo de todo evento.
Ao lado do Rodeio de Jaguariúna, que ocorre no fim de setembro, a festa em Holambra (SP) anima os setores de hotelaria e de bares e restaurantes, que estimam uma injeção de R$ 190 milhões na economia da região de Campinas (SP).
De acordo com o Campinas e Região Convention & Visitours Bureau (VRC&VB), órgão de fomento do turismo regional, e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, o impacto dos eventos é sentido pelos setores em um raio de até 180 quilômetros das cidades sedes.
Aberta de sexta a domingo, e também nos feriados, até 24 de setembro, a Expoflora atrai turistas de diversos cantos do estado de São Paulo e do Brasil, e muitos permanecem pela região turbinando o turismo.
“Um terço do público total costuma estender a estada na região para visitar cidades turísticas como Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia e Socorro, e realizar turismo gastronômico em municípios mais próximos de Holambra, como Campinas”, explica Douglas Marcondes, diretor de hotelaria do CRC&VB.
A expectativa dos organizadores da Expoflora é que o evento tenha um aumento de 23% no público na comparação com o público recebido em 2019, antes da pandemia da Covid-19.
Público estimado
- Expoflora 2023: 400 mil pessoas
- Rodeio de Jaguariúna: 40 mil pessoas