A programação inclui vacinação e exames veterinários gratuitos
Edição AgroDF
11 julho 2025
Domingo (13) tem Caravana de Proteção Animal no Eixão do Lazer, em Brasília. Das 9h às 17h, entre as Quadras 107 e 207 Norte, a Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) estará com equipes para vacinar e fazer exames veterinários gratuitos nos pets. Haverá ainda feira de adoção, doação de ração, desfile pet, sorteio de brindes, palestras educativas, distribuição de mudas do Cerrado e demonstrações com cães de operações das forças de segurança.
A terceira Caravana busca levar à população serviços gratuitos voltados ao cuidado e à proteção de animais, além de ações de conscientização e incentivo à adoção responsável. Ao mesmo tempo, reforça o projeto Cidade Mais Segura, programa de segurança integral que visa fortalecer a ordem pública, promover a proteção ambiental e ampliar a percepção de segurança por meio de ações de proximidade com a população.
A Caravana conta com a participação integrada de diversas forças de segurança. “A integralidade é fazer com que a segurança pública esteja cada vez mais perto da comunidade”, explica o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Temos uma legislação forte, uma delegacia especializada que vem fazendo um grande trabalho, assim como o Batalhão Militar Ambiental. Mas queremos ir além disso na proteção e no respeito aos animais e aos seus criadores”.
Proteção dos animais
O Governo Ibaneis Rocha vem adotando políticas públicas de proteção animal, modelo que hoje é referência para outras unidades da federação. Em 2023, por exemplo, foi criada a Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DCRA), a primeira unidade policial do país com essa finalidade. A iniciativa reforçou a atuação da Polícia Civil do DF no combate aos crimes de maus-tratos e crueldade contra cães, gatos e outros animais.
Já em 2024, foi criada a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal, com foco exclusivo na defesa dos direitos e no bem-estar de cães e gatos do DF. A pasta é responsável por desenvolver políticas públicas, articular parcerias e coordenar ações de atendimento veterinário, vacinação, controle populacional e reabilitação de animais vítimas de violência.