Cuidados que o consumidor deve ter na hora de escolher pescados
21 Março 2024
Redação AgroDF
Com a Quaresma, aumenta o consumo de pescados, especialmente na Semana Santa. Seja fresco, salgado, embalado ou congelado, o importante é que o consumidor compre peixe e frutos do mar de qualidade, saudáveis, com preço bom e de procedência confiável. Para ajudar o consumidor a fazer a escolha certa, o portal AgroDF enumera aqui dicas que vão ajudar o consumidor a comprar pescados bom mesmo fora do período da Quaresma. Confira.
Onde Comprar
- Evite comprar peixe na rua. A procedência é desconhecida. Os cuidados com armazenamento e higiene não são confiáveis.
- Em feiras populares, os preços muitas vezes são mais atraentes. Mas é bom verificar as condições de armazenamento dos pescados, além da higiene dos boxes e dos próprios atendentes. O mesmo vale para peixarias e supermercados.
- Nesses estabelecimentos, os pescados frescos e resfriados devem ficar entre -2°C e 2°C. A temperatura deve ser informada no próprio balcão de pescados.
- Observe se no local de exposição do produto não há agentes contaminantes, tipo moscas, areia e restos de metais ou plásticos.
Peixe Fresco
- Atenção ao aspecto. Peixes frescos têm olhos brilhantes e salientes. As escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele. A cor das guelras vai do rosa ao vermelho intenso, ter brilho e sem viscosidade.
- O odor característico do peixe é normal, só não pode ser repugnante. Neste caso, melhor não levar.
- Se comprar peixe fresco inteiro, peça para que as vísceras sejam retiradas – e não pague mais por isso.
Peixe Seco
- Pescado seco é dessecado inteiro e tratado com sal.
- Deve estar conservado à temperatura de até 5ºC.
- Veja se o produto está armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos.
Peixe Congelado
- Olho do freezer. O congelador não pode conter poças de água ou alimentos molhados. Estes são sinais de que o equipamento foi desligado ou teve a temperatura reduzida.
- Atenção à embalagem. Confira o prazo de validade e se há o selo do serviço de inspeção federal, estadual ou municipal
Peixe Embalado
- Mesmos cuidados. Atenção à embalagem. Nela deve constar: o nome do produto, a quantidade ou volume líquido, a origem (cidade, estado ou país), o lote e o prazo de validade, além de selo inspeção.
O Bacalhau
- O bacalhau é a estrela do almoço da Sexta-Feira Santa. Pode ser encontrado de várias formas: salgado, resfriado ou congelado. Em lascas ou em postas de variados tamanhos. Mas deve-se ficar atento aos cuidados com armazenado e às informações do rótulo se o produto estiver embalado. Uma coisa é certa: o preço é salgado.
Nota Fiscal
- Exija sempre a nota fiscal. Ela é fundamental para casos de reclamação ou troca do produto.
Pesquisa de Preço
- Não se deixe levar pelo preço. Preço baixo não é sinônimo de peixe bom. Desconfie se o produto está sendo vendido a preço muito camarada. Da mesma forma, preço alto também não significa que o produto é mesmo bom. O melhor é pesquisar. Faz bem à saúde do corpo e do bolso.