Colheita já começou e estimativa é produzir 350 mil toneladas do grão
16 fevereiro 2025
Redação AgroDF
O Distrito Federal deve produzir este ano cerca de 350 mil toneladas de soja, aumentando em 8% a colheita do grão em relação à safra 2023-2024, que chegou a 323,5 mil toneladas. A estimativa foi feita neste sábado (15) pelo governador Ibaneis Rocha durante encontro com 100 produtores rurais na Fazenda Coperbrás, em Planaltina, para dar início à colheita da safra 2024-2025.
Com base em dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater), o governador estimou que a safra de soja deste ano atingirá novo recorde em razão do aumento da produção e dos investimentos no setor. A produtividade está estimada em 82 sacos de semente por hectare, devendo ultrapassar a produção média nacional, que é de 50 sacos por hectare, conforme a Emater.
Ibaneis acompanhou o início da colheita a bordo de uma das modernas colheitadeiras da fazenda. Após o passeio pela plantação, o governador lembrou que desde 2019, início do primeiro mandato de Ibaneis, o Governo do Distrito Federal vem aumentando os investimentos na produção agropecuária, especialmente em tecnologia.
“A gente tem a oportunidade de ver o quanto a agricultura evoluiu no país quando você entra em uma máquina dessas e vê toda a tecnologia embarcada”, declarou o governador. “É exatamente por isso que o país tem se tornado um dos maiores produtores de grãos do mundo: porque a gente consegue produzir mais com menos terra”.
O início da colheita reuniu os maiores agricultores do DF. O produtor rural Nelson Schneider, da Coperbrás, ressaltou que o apoio do GDF é essencial para o setor. “Eu tenho contrato com o GDF há 45 anos e nunca tive problema nenhum”, afirmou. “Temos todo apoio e aqui é o melhor lugar do Brasil para se produzir sementes de soja para o Brasil inteiro”.
PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO DF
A soja lidera a produção agrícola do DF tanto em área plantada quanto em produtividade. Já são mais de 72,3 mil hectares de plantio de soja, 65,7 mil toneladas de sementes de soja produzidas e 323,3 mil toneladas de grãos colhidos na última safra.
Além da soja, outras culturas também estão apresentando bons resultados no DF. Em 2023 foram colhidas 44,4 mil toneladas de sorgo, 36,2 mil toneladas de feijão e 22,8 mil toneladas de trigo, segundo a Emater.