Agricultores de Sobradinho recebem treinamento para enfrentar incêndios florestais
22 Abril 2024
Redação AgroDF
O Corpo de Bombeiros começou a capacitar 150 trabalhadores e produtores rurais para prevenir e combater incêndios florestais durante o período da seca no Distrito Federal. A ação atende ao decreto do governador Ibaneis Rocha, que estabeleceu “emergência ambiental” entre os meses de junho e novembro deste ano.
O treinamento começou pelo Núcleo Rural Chapadinha, em Sobradinho. Depois, serão treinados produtores de outras comunidades rurais no Lago Oeste, Gama, Sobradinho, Paranoá e Brazlândia, localizadas em áreas próximas às unidades de conservação, as mais atingidas e prejudicadas pelas queimadas durante a seca.
Junto com orientações, os participantes também receberam abafadores fabricados pelo próprio Corpo de Bombeiros do DF. A orientação é, ao identificar focos de incêndio, acionar os bombeiros e, dependendo da proporção das chamas, usar o os abafadores enquanto o socorro não chega. “O treinamento já os qualifica para esse combate inicial”, garante o sargento José Queiroz, do Grupamento de Proteção Ambiental do CBMDF.
O agricultor Anaildo Porfírio, presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar do Chapadinha, considera importante o treinamento. “O agricultor é o primeiro a saber do foco de incêndio. Se ele estiver preparado, consegue agir antes da chegada dos bombeiros e evitar acidentes maiores”, acredita. “A ação integrada dos órgãos do governo ajuda os produtores rurais e a agricultura familiar. Com isso, todos ganham”.
O treinamento faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) no DF, que é executado em parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do (Sema), Emater e Corpo de Bombeiros do DF.